A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, Zona Sul de Natal, celebra a festa da padroeira desde o dia 3 de outubro. Neste dia 12, data em que é celebrado o dia da Padroeira do Brasil, a igreja encerra as festividades religiosa.
Na programação em Neópolis serão celebradas três missas: às 6h, às 8h30 e às 10h30. Às 16h, haverá a missa solene, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom João Santos Cardoso. Logo após, acontecerá a procissão pelas principais ruas do bairro.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é uma das invocações de Maria, mãe de Jesus. Reconhecida como a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida é reverenciada não só pelos cristãos católicos, mas também por outras religiões, que na figura da Mãe de Jesus Cristo, expressam a fé e devoção neste 12 de outubro, dia a ela dedicado e também às crianças.
A fé do povo do brasileiro à Nossa Senhora da Conceição Aparecida teve início há 305 anos em um povoado no estado de São Paulo. Nossa Senhora Aparecida é representada de pele negra por uma pequena imagem de terracota de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, atualmente alojada na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.
Saiba como começou a devoção
A devoção começou quando um grupo de pescadores encontrou uma imagem com a cabeça quebrada nas águas do rio Paraíba do Sul. Logo em seguida, pescaram a cabeça. O fato foi considerado extraordinário, pois o rio é muito extenso.
A imagem de Nossa Senhora foi guardada pelos pescadores por quase duas décadas, e assim a devoção à ela abrangeu outras pessoas daquele povoado. Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi decretada como Rainha e Padroeira do Brasil, em 1930, pelo Papa Pio XI. Uma lei federal de 1980 decretou a data de 12 de outubro como feriado nacional e dia de devoção à santa. A legislação também reconheceu Maria como sendo a protetora do Brasil.