Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Internacional

Pesquisador diz que tempestade solar pode desligar a internet por meses em 2024

Foto: Reprodução

Uma tempestade solar pode causar um “apocalipse” na Internet no ano que vem. Publicada pelo Insider Paper nessa quarta-feira (13), a previsão é do professor Peter Becker, da Universidade George Mason, nos Estados Unidos. Ele é responsável por desenvolver sistemas de alerta sobre atividades solares que possam prejudicar a tecnologia mundial.

“A Internet atingiu a maioridade numa época em que o Sol estava relativamente calmo e, agora, está entrando numa época mais ativa”, afirmou o pesquisador. Segundo ele, é a primeira vez na história em que há uma convergência entre o aumento da atividade solar e a dependência da Internet pelos humanos.

A última atualização do Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA indica que o Ciclo Solar 25 — que prevê uma supertempestade solar — deve atingir o pico mais cedo do que o inicialmente previsto. As projeções apontavam para um pico em julho de 2025, mas, agora, acredita-se que a fase mais intensa poderá ocorrer já no ano que vem.

O que a supertempestade solar pode provocar?
De acordo com Becker, explosões solares podem afetar rede elétrica, satélites, cabos subterrâneos de fibra óptica com revestimento de cobre, sistemas de navegação e GPS, transmissores de rádio e equipamentos de comunicação.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Todo mundo pensa: ‘Meu computador está aterrado, estou bem’. Mas, em um evento como esse, se você direcionar correntes indutivas para a superfície da Terra, quase pode funcionar ao contrário, e você pode acabar realmente fritando coisas que achava que eram relativamente seguras”.

O pesquisador disse ainda que cada minuto será importante para garantir a manutenção dos sistemas. “Se tivermos um aviso, cada minuto conta, porque é possível colocar os satélites em modo de segurança. Você pode desligar os transformadores da rede, para que não fritem”, explicou.

Diário do Nordeste

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (08), a 4ª fase da Operação Carancho, de combate a crimes de armazenamento e compartilhamento de...

Cidades

Já percebeu que, ao fazer uma pesquisa na internet, você tem sentido dificuldade de encontrar aquilo que você precisa? Segundo um estudo publicado por...

Brasil

Aumenta a expectativa para quem fez a prova do Enem em 2023. A divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023...

Tecnologia

A Meta anunciou uma série de proteções adicionais focadas nos tipos de conteúdo que os adolescentes veem no Instagram e no Facebook. Entre as...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO