Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Atendimento psicológico a gestantes exigido por lei já é realidade em hospitais do RN

Foto: Divulgação

No dia 9 de novembro foi sancionada uma lei que obriga as instituições de saúde a oferecer assistência psicológica a mulheres durante a gestação e no pós-parto, após avaliação do profissional de saúde no pré-natal. Em hospitais do Rio Grande do Norte essa prática já é realidade.

A cozinheira Alessandra Lima, de 36 anos, teve o pequeno Benjamin no dia 18 de outubro na Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN). Ele teve complicações respiratórias durante o parto e precisou ficar internado na UTI Neonatal por 21 dias.

Quando ela achou que iria para casa com o filho, foi identificada uma infecção urinária no bebê e os dois vão continuar no hospital por mais sete dias. Desde que chegou à Maternidade, ela é acompanhada pela equipe de psicologia.

“Ver o meu filho na UTI me abalou muito, não estava sabendo lidar com a situação e fiquei muito deprimida. O atendimento psicológico me ajudou e hoje estou mais confiante. Sou muito grata por ter recebido esse cuidado”, conta Alessandra.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Outro hospital no Rio Grande do Norte, o Hospital Universitário Ana Bezerra, (HUAB-UFRN), também realiza atendimentos psicológicos às gestantes e puérperas nas enfermarias e ambulatórios. Para as pacientes que estão internadas, o acesso ocorre via solicitação das equipes ou por busca ativa dos profissionais de psicologia, priorizando os casos que podem apresentar maiores fatores de risco, como histórico pessoal de transtorno mental, situações de perdas gestacionais, óbitos neonatais e internações mais prolongadas.

No ambulatório, são realizados atendimentos às gestantes que fazem pré-natal de alto risco, mulheres que vivenciaram alguma perda gestacional e vítimas de violência sexual.

Notícias relacionadas

Polícia

Um micro-ônibus foi retido na BR-226, no município de Tangará (RN), transportando passageiros sentados em banco de madeira e cadeira de balanço, colocados no...

Cultura

O final de semana já está batendo na porta e com ele a expectativa para os momentos de lazer com os amigos, parentes, amores...

Brasil

Os gaúchos estão gratos pelo reforço que os militares do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte estão desenvolvendo nas cidades de Lajeado...

Polícia

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (23), a Operação Segurança Legal VIII no Rio Grande do Norte e outros estados do país, com exceção...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO