A maioria dos industriais brasileiros reconhece a importância do 5G, mas vê dificuldades para a instalação do serviço. É o que mostra uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, que também encontrou falta de conhecimento dos entrevistados sobre os benefícios da internet rápida. De acordo com a pesquisa da CNI, 61% dos entrevistados reconhecem a importância da rede, embora a maioria (54%) ainda não pense em fazer a instalação. Outro dado revela que quase a metade (47%) admite ter pouco ou nenhum conhecimento sobre o tema.
Segundo a CNI, a principal dificuldade apontada é o valor, em média, cinco vezes maior do que o 4G. A gerente de política industrial da CNI, Samantha Cunha, explica que a principal barreira interna é o alto custo da implantação da rede e a principal barreira externa, “é a infraestrutura que ainda não está adequada à região que a empresa atua”.
Dados da Anatel mostram que 46% da população têm o sinal 5G, incluindo todas as capitais. Para o Sindicato das Pequenas e Micro Empresas, a digitalização da indústria pode exigir adaptações e até novos equipamentos na linha de produção.
SBT News