Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Prefeitura debate estratégias contra dengue e arboviroses

Foto: Alex Régis / Redação: Secom

A Câmara Técnica que envolve diversas secretarias da Prefeitura de Natal realizou mais uma reunião nesta terça-feira (6), desta vez para ouvir a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre o quadro epidemiológico das arboviroses (dengue, zika e chicungunya) no Município. A reunião foi conduzida pelo secretário de Governo, Joham Xavier, e contou com a presença de representantes de várias pastas municipais.

Em Natal, nas três primeiras semanas deste ano, foi registrado um aumento de 46% na notificação dos casos de arboviroses, comparando com o mesmo período no ano de 2023. Até o dia 20 de janeiro, foram contabilizadas 160 notificações para as doenças.

Os números servem de alerta para casos de epidemias que acontecem no país, e podem se estender para todo o território nacional. No município, questões climáticas, como o calor em excesso com chuvas espaçadas comuns no início do ano, criam o cenário ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O secretário municipal de Saúde, George Antunes, apontou que o momento atual requer muita atenção às arboviroses e o apoio e participação das secretarias é fundamental para o enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A apresentação do cenário epidemiológico foi feita por Jan Pierre Araújo, chefe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que demonstrou através de slides todo o cronograma de ações para este ano. A SMS elaborou um plano de contingência das arboviroses, estabelecendo as ações e estratégias que serão implementadas para prevenir uma eventual situação epidêmica em Natal, como sensibilização da rede de saúde do município, assistência farmacêutica e laboratório, além de gestão de recursos humanos para as áreas que apresentam a maior concentração de casos para as doenças.

Recentemente, a Secretaria de Saúde instaurou um gabinete de crise, com a intenção de discutir ações que visem o combate às arboviroses e para atualização do Plano de Ação Municipal Emergencial para Combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O gabinete é composto por representantes do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ/DVS), Setor de Vigilância Epidemiológica (SVE/DVS), Departamento de Atenção Básica (DAB), Departamento de Atenção Especializada (DAE), Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), Setor de Assistência Laboratorial.

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

Com a chegada de dezembro e o início do verão, o Brasil entra em um período de alerta para a proliferação do Aedes aegypti,...

Saúde

A vacinação contra a dengue, Covid-19 e Influenza será realizada neste sábado (30) em Natal. A ação acontece nas Unidades Básicas de Saúde, das...

Saúde

Dados preliminares do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) revelaram que no Rio Grande do Norte, das 108,3 mil doses da vacina contra...

Cidades

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) enviará, nesta quarta-feira (25), 10 bombeiros especializados no combate a incêndios em vegetação...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO