Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Estudo revela que 62% das mulheres podem ter depressão na menopausa

Foto: Reprodução/Canva

Um estudo publicado pela revista Menopause, revelou que um número significativo mulheres que enfrentam a menopausa lidam não apenas com sintomas físicos, como ondas de calor e suores noturnos, mas também com desafios emocionais.

De acordo com o estudo, 62% das mulheres na fase de menopausa apresentaram sintomas depressivos, destacando a alta prevalência de problemas relacionados ao humor durante esse período. Isso ressalta a importância de cuidados abrangentes que abordem tanto o bem-estar físico quanto o emocional.

Alexandra Ongaratto, médica ginecologista especializada em ginecologia endócrina e climatério e Diretora Técnica do primeiro Centro Clínico Ginecológico do Brasil, o Instituto GRIS, enfatiza a importância desses resultados.

“Este estudo revela o impacto emocional da menopausa, muitas vezes ignorado. A terapia hormonal é bem estabelecida no manejo de sintomas físicos como ondas de calor, mas esta pesquisa sugere que ela também pode ter um papel na redução dos sintomas depressivos experimentados por muitas mulheres durante esse período”, cita.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A pesquisa investigou a eficácia da terapia hormonal (TH) no tratamento de sintomas físicos e emocionais associados à menopausa.

Os resultados foram encorajadores, demonstrando que a TH, seja utilizada isoladamente ou em conjunto com antidepressivos, resultou em uma melhora nos sintomas depressivos.

Além disso, as mulheres que passavam pela menopausa natural experimentaram uma notável melhoria no humor com o tratamento.

Alexandra ressalta a importância de uma abordagem personalizada no tratamento, enfatizando que é essencial reconhecer a singularidade da experiência de cada mulher.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“A TH pode ser benéfica para muitas, mas é essencial consultar um profissional de saúde para determinar o plano de tratamento mais adequado, com base nas necessidades individuais e no histórico médico”, explica a médica.

Ainda de acordo com Alexandra, o estudo reafirma a necessidade de um cuidado holístico durante a menopausa, abordando tanto os sintomas físicos quanto os emocionais.

“Ao reconhecer a prevalência da depressão e explorar opções de tratamento como a TH, os profissionais de saúde podem empoderar as mulheres a navegar por essa fase com maior apoio e melhor bem-estar”, finaliza.

Com informações da TV Jornal

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

Notícias relacionadas

Saúde

Uma pesquisa internacional revelou que o toque físico consensual pode ser benéfico para a saúde mental. Foi comprovado ainda que o toque pode aliviar...

Saúde

Dados do Ministério da Previdência Social mostram que o mioma uterino foi a terceira doença que mais tirou trabalhadoras de seus postos em 2023....

Saúde

Em 2023, Natal registrou um percentual de 13,2% de adultos, cerca de 117 mil pessoas, com diagnóstico médico de depressão. O percentual é o...

Saúde

O Ministério da Saúde atualizou a lista de doenças relacionadas ao trabalho, após 24 anos. Na portaria, publicada no Diário Oficial da União desta...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO