Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

TRE inicia julgamento que pode cassar mandato de Sergio Moro

Foto: Lula Marques/ABr

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná iniciou na tarde desta segunda-feira (1), em Curitiba, o julgamento dos processos que podem levar à cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR), ex-juiz da Operação Lava Jato.

Serão julgadas duas ações protocoladas pelo PT e pelo PL na Justiça Eleitoral. Os partidos acusam Moro de abuso de poder econômico por supostos gastos irregulares no período de pré-campanha em 2022.

Em dezembro ao ano passado, o Ministério Público Eleitoral (MPE) do Paraná defendeu a cassação do mandato do senador. No entendimento dos procuradores, houve uso “excessivo de recursos financeiros” no período que antecedeu a campanha eleitoral oficial em 2022.

Em 2021, Moro estava no Podemos e realizou atos de pré-candidatura à Presidência da República. Em seguida, deixou o partido e passou a fazer campanha para o Senado. Segundo a acusação, houve “desvantagem ilícita” em favor dos demais concorrentes ao cargo de senador diante dos “altos investimentos financeiros” feitos antes de Moro se candidatar ao Senado.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Foram citados gastos de aproximadamente R$ 2 milhões com o evento de filiação de Moro ao Podemos e com a contratação de produção de vídeos e consultorias.

Caso o mandato de Sergio Moro seja cassado, caberá recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. No entanto, se a possível condenação for mantida, novas eleições para o Senado deverão ser convocadas no Paraná.

Durante a tramitação do processo, a defesa do senador negou as irregularidades e ressaltou que as acusações têm “conotação política”. Para a defesa, gastos de pré-campanha à Presidência não podem ser contabilizados na campanha para o Senado, uma vez que um cargo é de votação nacional e o outro somente no Paraná.

Fonte: Agência Brasil

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal nesta quarta-feira (6). O julgamento iniciou...

Mundo

O primeiro julgamento, dos quatro processos criminais que Donald Trump é acusado, teve sua data mantida em 25 de março após decisão de um...

Judiciário

Nesta terça-feira (6), o julgamento de Daniel Alves chega ao segundo dia. O atleta está sendo acusado pelo estupro de uma jovem, em Barcelona, e cumpre...

Judiciário

Começou nesta segunda-feira (05) o julgamento de Daniel Alves, em Barcelona, na Espanha, por uma suposta agressão sexual contra uma mulher de 23 anos...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO