Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Dia dos Povos Indígenas: exposição gratuita acontece no Parque da Cidade

Foto: Divulgação

A torre do Parque da Cidade, que abriga o Memorial Natal, recebe a partir desta quarta-feira (17), a exposição “Povos Indígenas do RN: Expressões Artísticas, Existências e Resistências”, em homemnam ao Dia dos Povos Indígenas. A mostra, que segue até o próximo domingo (21), tem entrada gratuita e promete mergulhar os visitantes na riqueza cultural e histórica das comunidades indígenas do Rio Grande do Norte, sendo uma oportunidade única de apreciar uma coleção de fotografias selecionadas cuidadosamente do acervo da Articulação dos Povos Indígenas do RN (APIRN).

Uma segunda parte da exposição destaca imagens marcantes da VII Assembleia Indígena do Rio Grande do Norte (AIRN), em conjunto com a IV Assembleia de Mulheres Indígenas (AMIRN).

A exposição promete ser não apenas uma celebração da cultura indígena, mas também uma oportunidade para reflexão e diálogo sobre o papel dos povos indígenas na sociedade contemporânea.

“A cidade do Natal, como todo o Estado do RN, tem na sua história os povos indígenas. Várias comunidades fazem parte dessa cidade, deixando Natal mais brilhante e viva. Celebrar essa data é lembrar do protagonismo indígena na história da cidade, celebrar as comunidades e os povos de luta e resistência”, destaca a gerente do Memorial Natal, Adriana Nascimento.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Palestras

Para enriquecer ainda mais a experiência, na quinta-feira (18), estão programadas palestras e conversas abertas. A primeira, intitulada “RN é Terra Indígena!”, será ministrada por Cadu Araujo Ibirapi, doutor em educação pela UFRN e reconhecido autor do livro “Xamanismo Hoje: Diálogos com uma Sabedoria Arcaica”.

A palestra terá início às 13h30, seguida por uma conversa aberta sobre “Imagens e Saberes” com Damião Paz Pixoré, fotógrafo e cientista social formado pela UFRN. Pixoré compartilhará suas experiências como fotógrafo indígena e suas vivências acadêmicas.

O Parque da Cidade, que abriga o Memorial Natal, é administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e o Memorial pela Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), reforçando o compromisso da cidade com a preservação ambiental e a promoção da diversidade cultural.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Chuvas no RS

O setor de eventos se uniu com artistas e fornecedores para criar o festival beneficente Salve o Sul. O evento, que visa ajudar as...

Polícia

O cacique Luiz Katu, do Povo Potiguara Katu, localizado entre os municípios de Goianinha e Canguaretama, utilizou as redes sociais para expor as intimidações...

Cidades

O final de semana chegou e com ele diversas opções para você se organizar e curtir! Tem muita programação especial devido ao “Dia das...

Cultura

Maurício Manieri está de volta a Natal (RN) para um show no Dia das Mães. Após diversas apresentações anteriores, o artista acaba de confirmar...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO