O PM reformado Wendel Fagner Cortez de Almeida, conhecido como Wendel Lagartixa, continua preso na Bahia e deve passar por audiência de custódia na tarde desta segunda-feira (13). Ele foi preso no km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito com fraude processual na sexta-feira (10). A defesa alega que a arma estava em posse do irmão do PM que era o condutor do veículo. Eles estavam indo para o Rio Grande do Sul.
A Justiça da Bahia decretou a prisão preventiva do policial militar reformado no sábado (12). Horas após conceder liberdade provisória de Lagartixa, o juiz Eduardo Ferreira Padilha, reconsiderou a decisão, a pedido do Ministério Público e decretou a prisão preventiva do PM reformado.
Leia também:
Justiça decreta prisão preventiva de Wendel Lagartixa após reconsiderar pedido do MP
PM reformado Wendel Lagartixa é preso na Bahia
Sobre a prisão preventiva, o juiz afirmou que a decisão é baseada no histórico de Wendel. Confira trecho: “Sem entrar no mérito acerca de outros supostos delitos cometidos pelo autuado, temos que o mesmo, OBJETIVAMENTE, embora tenha cumprido suas penas em 2021, ainda não se passaram os 5 anos de forma a afastar sua REINCIDÊNCIA específica. Assim sendo, há necessidade de decretação da prisão preventiva do investigado como garantia da ordem pública, diante do risco concreto de reiteração delitiva. Ante o exposto, com lastro nos arts. 309 e 312 do CPP, DEFIRO a promoção ministerial de ID. 444145970, pelo que, RECONSIDERANDO a retro decisão de ID. 444141517, CONVERTO O FLAGRANTE DE WENDEL FAGNER CORTEZ DE ALMEIDA. Expeça-se o MANDADO DE PRISÃO decorrente de conversão do flagrante em preventiva”, afirma em documento.