Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Sebrae-RN e ADENE assinam protocolo de colaboração em prol da eficiência energética

Foto: Divulgação

O Sebrae e a Agência Nacional de Energia (ADENE) formalizaram nesta terça-feira (3) um Plano de Colaboração entre as instituições para fomentar a sustentabilidade e a eficiência energética como uma frente de combate às mudanças climáticas entre as micro e pequenas empresas. A iniciativa visa integrar esforços para promover a formação, conhecimento sobre transição energética e a adoção de práticas mais sustentáveis no setor empresarial.

Leia também:
Eleições 2024: eleitores já podem realizar cadastro para mesário. Saiba como participar

As micro e pequenas empresas respondem por 90% das energias renováveis no Rio Grande do Norte. O Superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo destacou a relevância da parceria para o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte e do país. “Este foi o primeiro passo para a construção de uma agenda com ações e prioridades voltadas para o desenvolvimento do setor. Temos oportunidade de desenvolvermos vários trabalhos em conjunto, principalmente na questão da elaboração de novas soluções tecnológicas. Com ferramentas e o conhecimento necessário para adotar práticas energéticas mais eficientes e limpas estaremos não apenas contribuindo para a sustentabilidade ambiental, como também ajudando esses pequenos negócios a se tornarem mais competitivos”, comentou.

O Presidente do Conselho de Administração da ADENE, Nelson Lage, destacou também a importância da colaboração entre as instituições para alcançar os objetivos de sustentabilidade energética. “O Brasil tem mostrado que tem apostado fortemente nas energias renováveis. O país tem uma matriz energética muito interessante, com grande foco no hídrico, no solar e no eólico. Acreditamos no sucesso da colaboração entre os países com grande foco nas energias renováveis, na formação e na capacitação. O Sebrae é o parceiro certo com a sua expertise nesta área. Esperamos compartilhar experiências nos vários setores das energias renováveis, especialmente com foco nos edifícios, na certificação”, disse Lage.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Eficiência energética; Mobilidade de sistemas intensivos no uso de energias; Formação e sensibilização de empresas; Disseminação de boas práticas e o Aprendizado bilateral são as temáticas prioritárias que farão parte da construção da agenda de ações do plano, que será implementado em várias etapas. “Nosso papel é dar protagonismo aos pequenos negócios nas cadeias de energias renováveis que dão vida ao setor”, comentou a gerente do Pólo de Energias Renováveis do Sebrae-RN, Lorena Roosevelt que irá coordenar o trabalho.

A ADENE, empresa que trabalha com eficiência energética há mais de 15 anos. É a entidade gestora do Sistema de Certificação Energética de Edifícios em Portugal. “Com a expertise da ADENE, vamos construir soluções para levar para as pequenas empresas em várias áreas, entre elas, a eficiência energética em edificações”, explicou.

O Pólo de Energias Renováveis do Sebrae-RN, hub de informações e conexões, é referência nacional no desenvolvimento e solução em energias renováveis, sendo o replicador de boas práticas em outros estados do país.

O RN é destaque na vocação para energias renováveis, sendo o maior produtor de energia eólica do Brasil, com quase 10 Gigawatts de potência instalada, com 345 empreendimentos (operação, construção e contratados) e 11,2 GW de potência instalada e a ser gerada. Até 2026, o estado deverá produzir 9,7GW, representando 26 vezes a energia solar que produz atualmente.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Participaram da solenidade de assinatura do Protocolo de Colaboração, pelo Sebrae-RN, Itamar Manso- Presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Edwin Aldrin- Assessor da Diretoria e Deyvsson Cabral-Gerente da Assessoria Jurídica. Pela ADENE, Marina Alves Diretora de Estratégia, Políticas e Projetos, Mário Ribeiro- Coordenador de Comunicação Estratégica e Luís Silva, Diretor de Cooperação e Relações Institucionais.

EVEX

Na programação do Evex- Energy Virtual Experience, evento que conta com o Sebrae como um dos apoiadores oficiais, Lorena vai participar na quinta-feira (04) da mesa redonda, “Rota da Geração Distribuída: inovações e modelos de negócios”. Ao lado do CEO da Helexia Brasil, Aurélien Maudonnet com a moderação de Maria João Rolim, sócia do Rolim Goulart Cardoso Advogados, eles irão debater sobre boas práticas adotadas pela cadeia produtiva das energias renováveis.

O evento, realizado desde 2022, reúne todos os atores da cadeia produtiva do setor energético, bem como membros da academia e interessados, para troca de experiências, debates sobre as inovações e tendências do setor focado na transição energética.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

A partir de 1º de janeiro de 2025 o Brasil assumirá a presidência do Brics com o objetivo de promover um entendimento entre os...

Mundo

A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, avaliou a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2024, em Baku,...

Cidades

O Sebrae-RN realizará, nesta terça-feira (1º), o lançamento oficial da Agência Sebrae na Festa do Boi 2024. O encontro acontecerá na sede da instituição,...

Política

Em seu primeiro discurso nesta viagem a Nova York, para a Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente Luiz Inácio Lula da...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO