Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Texto da reforma tributária prevê lista com 383 medicamentos que terão impostos zerados

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O texto da reforma tributária prevê uma lista com 383 medicamentos que terão impostos zerados. Entre eles estão: losartana potássica, para pressão alta, insulina para diabete e dexametasona – corticoide que age como anti-inflamatório.

Uma outra relação traz 850 itens com um imposto 60% menor do que a taxa padrão prevista (26,5%), como: diclofenaco potássico e cetoprofeno, ambos para dor e inflamação e lorazepam, para ansiedade.

Já o presidente do sindicato da indústria de produtos farmacêuticos defende que nenhum medicamento seja tributado, com base na experiência de outros países. Ele diz que cada mudança no imposto é sentida pela população.

“No caso dos medicamentos, nós temos uma lei que determina o preço do medicamento, o preço máximo do medicamento. E essa lei determina que qualquer aumento de carga tributária ou redução de carga tributária tem que ir diretamente para o preço do medicamento. Então, hoje, para cada R$ 100 que você gasta de medicamento, até R$ 33 pode ser imposto”, afirma Nelson Mussolini.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Um dos pontos questionados pelas entidades do setor farmacêutico é a existência de listas para definir quais medicamentos serão taxados ou não.

A proposta em discussão no Congresso prevê que as listas sejam atualizadas a cada quatro meses, mas a preocupação do setor é que ocorra o atraso dessas análises, prejudicando a população que precisa de acesso a medicamentos mais avançados.

Para Bianca Xavier professora de direito tributário da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o ideal para evitar injustiças e questionamentos na Justiça seria o projeto definir critérios de acesso aos medicamentos.

“A gente tem que ter o critério e não ficar fazendo listas, porque as listas jamais irão acompanhar a evolução dos nossos produtos farmacêuticos. Todo mundo tem que ser tratado igual”, diz a especialista.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

FONTE: SBT NEWS

Notícias relacionadas

Cidades

Uma tragédia ocorreu na cidade de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na última segunda-feira (15), quando a explosão de um aspirador...

Cidades

As seis dezenas do concurso 2.749 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida...

Brasil

As internações de bebês menores de um ano por pneumonia, bronquite e bronquiolite em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) registraram recorde em 2023. Dados do Observatório de...

Cidades

Os bancos liberam, nesta segunda-feira (15), o sexto lote do PIS/Pasep 2024, referente ao ano base 2022. Diferente dos anos anteriores, o calendário foi...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO