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Avião elétrico pode ser lançado até 2050. Entenda

Foto: Elysian

Visando a redução dos impactos climáticos, a startup holandesa Elysian, planeja uma aeronave regional totalmente elétrica, com um alcance de 500 milhas (cerca de 805 quilômetros) e espaço para 90 passageiros, capaz de reduzir as emissões líquidas em até 90%. A empresa cogita voar comercialmente em uma década.

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“Muitos especialistas dizem ser necessário ter uma tecnologia de baterias além de [qualquer coisa que estará disponível até] 2050 para obter uma autonomia e capacidade de carga razoáveis”, diz Reynard de Vries, diretor de design e engenharia da Elysian.

O avião, chamado E9X, existe apenas no papel por enquanto — a Elysian planeja construir um modelo dentro de dois a três anos e um protótipo em tamanho real até 2030. No entanto, suas principais características de design já são conhecidas e são um tanto surpreendentes.

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“Você não deve assumir que um avião elétrico vai parecer com os [mais bem-sucedidos] aviões de hoje”, diz de Vries, acrescentando que um equívoco comum é que os aviões elétricos devem ser versões eletrificadas dos turbopropulsores regionais mais leves.

O E9X terá oito motores de hélice e uma envergadura de quase 42 metros — maior do que um Boeing 737 ou um Airbus A320, embora ambos possam transportar mais do dobro dos passageiros. Além disso, uma fuselagem mais fina, o que, segundo de Vries, melhora tanto as características estruturais quanto aerodinâmicas.

Esse design é o resultado de uma colaboração com a Universidade de Tecnologia de Delft, a mais antiga e maior universidade técnica dos Países Baixos. Seus princípios são explicados em um artigo científico intitulado “Uma nova perspectiva sobre a aviação elétrica com baterias”, que tem de Vries e Rob Wolleswinkel, cofundador da Elysian, entre seus autores.

Um dos princípios fundamentais é que as baterias serão colocadas nas asas em vez da fuselagem. “Essa é uma escolha de design crítica”, diz de Vries. “As baterias representam uma parte significativa do peso do avião, e o que você quer fazer com o peso é colocá-lo onde a sustentação está sendo gerada.”

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A tecnologia de baterias será semelhante à disponível hoje, além dos avanços que serão feitos nos próximos quatro ou cinco anos, em vez de um salto radical, de acordo com de Vries. “Isso abre diferentes cenários”, acrescenta. “O mais conservador coloca o alcance útil em 300 milhas (aproximadamente, 482 quilômetros), mas acreditamos que um objetivo mais realista, daqui a quatro anos, é 500 milhas (cerca de 805 km).”

Carregamento de 45 minutos

Entre os outros elementos de design conhecidos está a colocação do trem de pouso nas asas em vez do corpo do avião, as pontas das asas que podem ser dobradas para economizar espaço e um “sistema de energia reserva” baseado em turbina a gás, que pode fornecer energia de emergência em caso de desvio.

No geral, de Vries espera que o impacto climático da aeronave seja entre 75% e 90% menor do que os jatos narrowbody atuais, mesmo ao considerar a produção das baterias e a eletricidade usada para recarregá-las.

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O E9X será projetado para se adaptar à infraestrutura atual dos aeroportos, sem a necessidade de ajustes ou atualizações. O tempo de reabastecimento, no entanto, pode ser um desafio devido à necessidade de carregar as baterias, o que leva mais tempo do que encher o tanque com combustível.

A meta é um tempo máximo de carregamento de 45 minutos, o que implicaria um tempo de reabastecimento um pouco mais longo do que o que algumas companhias aéreas estão acostumadas.

Com informações da CNN

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