Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Eleições 2024

Aplicativo Pardal do TSE registra mais de 65 mil denúncias de propaganda irregular

Foto: Divulgação/TSE

Faltando uma semana para o 1º turno das eleições municipais de 2024, aplicativo Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu mais de 65 mil denúncias de publicidade irregular em todo o Brasil. O ritmo das denúncias tem sido intenso, com a Justiça Eleitoral contabilizando aproximadamente um caso por minuto.

Leia também:
Jornal do Dia vai realizar sabatina com candidatos a vice-prefeito de Natal

O aplicativo Pardal permite que os eleitores denunciem irregularidades em campanhas de candidatos a vereadores, vice-prefeitos e prefeitos. Até agora, cerca de 35 mil denúncias estão relacionadas às candidaturas para vereadores, envolvendo irregularidades como propagandas em cartazes, bens públicos, internet, folhetos e outros meios.

Denúncias contra candidatos a prefeitos e partidos

Além das denúncias contra vereadores, mais de 17 mil casos foram registrados envolvendo candidatos a prefeitos, enquanto partidos e coligações acumulam 12 mil ocorrências de propaganda irregular. As candidaturas a vice-prefeito contabilizam pouco mais de 400 denúncias.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

São Paulo lidera o número de denúncias

Entre os estados, São Paulo é o líder no número de denúncias, com mais de 12,6 mil registros. Em segundo lugar está Minas Gerais, com cerca de 9,3 mil, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 6,5 mil casos. O cenário destaca a relevância do monitoramento da propaganda eleitoral realizado pelos tribunais eleitorais, que investigam e, quando necessário, aplicam punições às candidaturas que infringem a legislação.

Pardal: ferramenta de denúncias e orientações eleitorais

Além de ser uma plataforma para receber denúncias, o aplicativo Pardal oferece orientações aos eleitores sobre o que é permitido e proibido nas propagandas eleitorais. As denúncias de fake news, que configuram crime eleitoral, são direcionadas ao Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral e investigadas pelo Ministério Público Eleitoral.

Neste ano, mais de 155,9 milhões de brasileiros estão aptos a votar nas eleições municipais, que ocorrem nos dias 6 e 27 de outubro, em caso de segundo turno.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

Os eleitores que não compareceram às urnas no primeiro turno das eleições municipais, realizado no último domingo (6), terão até o dia 5 de...

Eleições 2024

A candidata a vereadora de Ceará-Mirim (RN), Dulcimar Cavalcanti, de 75 anos, conhecida como “Querida”, chamou atenção nas redes sociais após gravar áudios pedindo...

Brasil

Geraldo Corado (MDB), 51, vereador reeleito do município de Sebastião Barros, em Piauí, faleceu no domingo (6) enquanto os votos estavam sendo apurados. De...

Eleições 2024

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) divulgou nesta segunda-feira (7) o balanço final das ocorrências...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO