Os bairros de Nova Descoberta e Mãe Luiza, em Natal, serão contemplados a partir desta segunda-feira (14) com a primeira etapa do projeto “Se liga na rede”, idealizado pela Arsban (Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal) e executado pela Caern.
Leia também:
Governo transfere ponto facultativo do Dia do Servidor Público para 1º de novembro
A ação de cunho socioambiental é destinada a promover a interligação dos imóveis localizados em Áreas Especiais de Interesse Social (AEIS) à rede de esgotamento sanitário do município de Natal, sem custos adicionais para os moradores beneficiados.
A iniciativa visa a melhoria da infraestrutura e a promoção da saúde pública nas áreas beneficiadas e contempla, inicialmente, mais de 500 ligações. Os serviços de interligação serão executados pela empresa LMX Empreendimentos EIRELI, com acompanhamento e fiscalização realizados pela equipe técnica da Caern.
Serão quatro etapas de trabalho. A primeira será a prospecção, com visita porta a porta para explicar o serviço, a importância do esgotamento sanitário e autorização para ser executado, por profissionais devidamente identificados. Em seguida, será feita a vistoria de cada imóvel, depois, a elaboração de projetos e, finalmente, a efetiva execução.
“Durante as visitas aos imóveis, serão esclarecidos os detalhes sobre as ligações intradomiciliares e obtidas as devidas autorizações dos moradores”, explica o superintendente de Empreendimentos da Caern, Fábio Siqueira. “A participação da comunidade é fundamental para o sucesso deste projeto, que visa à melhoria da infraestrutura e à promoção da saúde pública nas áreas beneficiadas”, complementa. A Caern ressalta que nenhuma das etapas do serviço vai gerar custos ao cliente, tudo é gratuito. “Caso o morador perceba alguma tentativa de fraude, deve denunciar à companhia, pelo telefone 115”, reforça Siqueira.
CRONOGRAMA
Nesta primeira fase, serão contemplados os moradores das Áreas Especiais de Interesse Social situadas nos bairros Nova Descoberta e Mãe Luiza. As ruas incluídas nesta etapa são: Auris Coelho, Guanabara, Antônio Felix, Atalaia e Saquarema. Cabe ressaltar que o projeto não se limita a essas ruas, e novas áreas de intervenção serão comunicadas ao longo do desenvolvimento do projeto. A duração estimada para a sua execução é de 10 meses.