A Pinacoteca do Estado vai receber a partir de 1º de novembro, a Mostra Armorial 50, que reúne exposição, rodas de conversa e programação musical sobre movimento cultural criado por Ariano Suassuna. A entrada é gratuita e poderá ser retirada no Sympla a partir desta quinta-feira (24).
A exposição desembarca na capital potiguar trazendo cerca de 140 obras de artistas fundamentais para o Movimento Armorial, como o seu criador, Ariano Suassuna, além de Francisco Brennand, Gilvan Samico, Aluísio Braga, Zélia Suassuna, J. Borges, Romero Andrade Lima e Lourdes Magalhães, entre outros.
As peças são provenientes de coleções particulares e instituições como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães, a Oficina Francisco Brennand, entre outros.
A mostra já passou por várias capitais, entre elas Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF), Recife (PE) e Salvador (BA), atraindo um público de mais de 400 mil pessoas.
Além da exposição, a Mostra Armorial 50 conta com rodas de conversa e programação musical. Os eventos “Diálogos Petrobras sobre Arte Armorial” e “Encontros Petrobras de Música Armorial” acontecerão em paralelo à exposição e prometem recriar a atmosfera e o espírito de troca cultural que marcaram a época do surgimento do Movimento Armorial.
O projeto tem patrocínio Oficial da Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Roaunet. A idealização e coordenação é da produtora Regina Rosa de Godoy.