O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior hospital de urgência e emergência do Rio Grande do Norte, implementou na segunda-feira (4) o sistema de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), uma inovação que promete transformar a gestão hospitalar na rede estadual de saúde pública. Com essa implantação, o Walfredo Gurgel se torna a sexta unidade da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) a adotar a ferramenta desenvolvida em colaboração com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN).
Leia também:
Centro de Equoterapia para atendimento a crianças e adolescentes com TEA é inaugurado em Natal
O novo sistema, que já contabiliza mais de 100 mil atendimentos em toda a rede, permite a integração entre os setores hospitalares e demais unidades da Sesap, proporcionando agilidade e transparência no fluxo de informações. Segundo a secretária-adjunta da Sesap, Leidiane Queiroz, que esteve presente para acompanhar a instalação do PEP no Walfredo Gurgel, o sistema vai muito além de um prontuário eletrônico tradicional. “O PEP é um grande sistema de gestão hospitalar que agiliza todos os processos de trabalho, aumentando a eficiência e a segurança para o paciente”, destacou Queiroz.
Para a instalação do PEP, foram necessários meses de preparação, incluindo a atualização dos equipamentos de tecnologia e o treinamento de centenas de profissionais de saúde do hospital. O diretor-geral do Walfredo Gurgel, Geraldo Neto, destacou que essa inovação faz parte de um conjunto de investimentos destinados a qualificar o atendimento. “Em pouco tempo, veremos um avanço significativo na qualidade da assistência aos pacientes. Esse é apenas um dos muitos investimentos que estamos realizando no hospital”, afirmou Neto.
O sistema, que já conta com mais de 53 mil prontuários registrados e 772 leitos cadastrados, além de 4255 profissionais treinados para operá-lo, integra também outros cinco hospitais da rede pública estadual: Deoclécio Marques de Lucena (primeiro a adotar o PEP, em abril de 2023), Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, Giselda Trigueiro, Geral João Machado e Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia.