Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

Receita Federal passa a receber dados de cartões de crédito e PIX de instituições financeiras

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com a chegada de 2025, a Receita Federal passou a exigir que operadoras de cartões de crédito e instituições de pagamento informem semestralmente dados sobre operações financeiras de contribuintes. A mudança está prevista na Instrução Normativa 2.219/2024.

Leia também:
Entenda quem tem direito à isenção e descontos no IPVA e IPTU

Segundo nota do órgão, a medida visa reforçar o controle fiscal e a transparência financeira no combate à evasão fiscal, além de atender compromissos internacionais do Brasil.

A atualização amplia a obrigatoriedade do envio de informações via e-Financeira, um sistema eletrônico que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Nele, são coletados dados cadastrais e financeiros, incluindo operações de abertura, fechamento e movimentações de previdência privada.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Antes da nova regra, apenas bancos e cooperativas de crédito estavam obrigados a repassar dados à Receita. Agora, instituições de pagamento — autorizadas pelo Banco Central para oferecer serviços como transferências e emissão de cartões — também devem informar movimentações financeiras acima de R$ 5 mil para pessoas físicas ou R$ 15 mil para pessoas jurídicas.

Os dados devem ser entregues até o último dia útil de agosto, referentes ao primeiro semestre do ano, e até o último dia útil de fevereiro, com informações do segundo semestre do ano anterior. Assim, operações realizadas em 2025 começarão a ser reportadas em agosto do mesmo ano.

Essa norma abrange plataformas de pagamento, bancos digitais, grandes varejistas e aplicativos financeiros. Movimentações por Pix e cartões de crédito acima dos limites estabelecidos também estarão sujeitas ao monitoramento.

SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

As Forças de Segurança do Rio Grande do Norte deflagraram, nesta quarta-feira (6), a Operação Karkinos, uma grande ação de combate ao crime organizado...

Polícia

Os golpes virtuais no Brasil atingem níveis alarmantes e cada vez mais sofisticados. De acordo com levantamento recente, 56 milhões de brasileiros foram vítimas...

Economia

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu que o combate ao crime organizado deve ir além das operações policiais. Durante entrevista coletiva na última...

Economia

Usuários do Pix relataram instabilidade em diferentes regiões do país nesta segunda-feira (20),. As interrupções afetaram transferências e pagamentos, coincidentemente no mesmo dia em...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO