O sistema de pagamentos instantâneos Pix enfrenta instabilidade nesta sexta-feira (07), impactando diversos bancos, como Nubank, Itaú e PicPay. A falha foi registrada por volta das 12h30 (horário de Brasília), segundo informações do portal Downdetector, que monitora serviços online. Até o momento, mais de 242 usuários relataram problemas com o serviço.
Leia também:
Azul Linhas Aéreas garante que suspensão de voos entre Recife e Mossoró é temporária
Usuários relatam problemas com o Pix
No Google Trends, termos como “Pix fora do ar hoje”, “instabilidade Pix” e “Pix rejeitado” tiveram um aumento expressivo nas buscas na última hora, indicando que a falha afetou um grande número de pessoas. Além disso, usuários de redes sociais também estão compartilhando relatos sobre a impossibilidade de realizar transações.
Falha pode ter origem no Banco Central
O Downdetector aponta que os problemas estão ocorrendo simultaneamente em diversos bancos, o que sugere que a falha pode ter origem no sistema do Banco Central. No órgão, a instabilidade foi registrada por volta das 12h43, um horário próximo ao início dos relatos em outras instituições financeiras.
Em nota, o Banco Central confirmou o problema e disse que o sistema do Pix “está retornando à normalidade”.
“Os sistemas do BC funcionam normalmente. Alguns participantes enfrentaram dificuldades de acesso aos sistemas do BC por conta de problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional. Os planos de contingência de rede foram acionados. A situação já está retornando à normalidade”, informa a nota.
