Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Polícia

Ministro Ricardo Lewandowski apresenta medidas de reforço na Penitenciária Federal de Mossoró

Foto: SNPP / GOV / Divulgação

Um ano após a fuga de Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, realizará na próxima quinta-feira (13) uma apresentação à imprensa para detalhar as mudanças implementadas na Penitenciária Federal de Mossoró (RN). O evento acontecerá na sede do ministério, às 16h, marcando a véspera do primeiro ano da histórica fuga registrada na unidade.

Leia também:
Dois detentos fogem de penitenciária de segurança máxima em Mossoró

A penitenciária, que em fevereiro de 2024 foi palco da primeira evasão no Sistema Penitenciário Federal, passou por uma série de aprimoramentos estruturais e tecnológicos para reforçar a segurança e evitar novos incidentes.

Investimentos em segurança e infraestrutura

Entre as medidas que serão destacadas por Lewandowski, está o início das obras de construção de uma muralha para oferecer proteção extra ao presídio. Além disso, novas torres de vigilância estão sendo erguidas e 11 viaturas semiblindadas foram adquiridas para o reforço da segurança na unidade.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O sistema de monitoramento digital, alvo de críticas após a fuga, também passou por melhorias significativas. No último ano, foram instaladas 194 câmeras de segurança de alta tecnologia e 12 novas TVs de monitoramento. Além disso, drones foram incorporados às operações de vigilância e reconhecimento da área prisional.

Outras mudanças incluem o reforço na iluminação das unidades e o aprimoramento estrutural das celas. O treinamento dos policiais penais federais também foi intensificado, com a implantação de um novo plano de defesa para a Penitenciária de Mossoró.

A Fuga que abalou o Sistema Penitenciário Federal

A fuga de Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, membros da facção criminosa Comando Vermelho, ocorreu na madrugada de 14 de fevereiro de 2024 e ficou marcada como a primeira registrada em uma penitenciária federal.

Os detentos escaparam ao abrir um buraco no espaço da luminária das celas onde estavam, subiram no telhado, cortaram o alambrado e fugiram para uma área de mata. A fuga desencadeou uma grande operação de busca nacional e, após 51 dias, ambos foram recapturados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Marabá, no interior do Pará.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

Notícias relacionadas

Economia

As compras de fim de ano devem movimentar R$ 1,95 bilhão no Rio Grande do Norte — crescimento de 8,1% frente a 2024, segundo...

Economia

O consumidor potiguar chega à Black Friday 2025 RN mais preparado e confiante. É o que mostra a pesquisa do Instituto Fecomércio RN (IFC)...

Cidades

O Senac RN abriu matrículas para novas turmas do Ensino Médio Técnico, unindo a formação regular ao curso técnico em Informática para Internet. As...

Polícia

Policiais civis da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Mossoró cumpriram, nesta quarta-feira (08), um mandado de busca e apreensão...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO