A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) divulgou, nesta terça-feira (18), o resultado da análise microbiológica da água coletada no dia 3 de fevereiro, próximo ao Morro do Careca, na praia de Ponta Negra, em Natal. O laudo confirmou que a substância observada no local não se trata de esgoto, mas sim de um fenômeno natural de afloramento do lençol freático.
Leia também:
Prefeitura do Natal abre processo para remoção de rodolitos da Praia de Ponta Negra
A investigação foi conduzida pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Natal/Central, e indicou a presença de nitrato, um composto característico da oxidação de matéria orgânica ao longo dos anos. Apesar do odor característico, a análise não identificou coliformes fecais, descartando a hipótese de contaminação por esgoto.
Fenômeno natural do litoral potiguar
De acordo com o supervisor de Fiscalização Ambiental da Semurb, Leonardo Almeida, o resultado comprova que o fenômeno ocorre de forma natural, sem riscos à saúde pública.
O geógrafo e fiscal ambiental da Semurb, Gustavo Szilagyi, explicou que o litoral potiguar é formado por uma combinação de barreiras e dunas sobrepostas. As dunas funcionam como filtros naturais e, quando a água subterrânea encontra a barreira – que age como uma camada impermeável –, ela escorre para o mar.
“Comumente iremos observar esses afloramentos após períodos de chuvas intensas, como as que tivemos no final de janeiro”, esclareceu Szilagyi.
Ainda segundo o especialista, a água apresenta um odor cítrico devido à presença de matéria orgânica já decomposta, o que pode gerar confusão e levar as pessoas a acreditarem que se trata de esgoto.
“Mas, na verdade, é apenas água do lençol freático aflorando na praia, sem oferecer riscos à saúde pública”, completou.
Com a confirmação do laudo, a Semurb reforça que não há indícios de poluição por esgoto na região, tranquilizando frequentadores e comerciantes da praia de Ponta Negra.
