Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 já podem acessar a correção detalhada de suas redações. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta sexta-feira (14), a vista individual da folha de redação na Página do Participante.
Como acessar o espelho da redação
Para conferir a correção, os participantes devem acessar a Página do Participante e inserir o número do CPF e a senha cadastrada no portal Gov.br. A disponibilização do espelho tem finalidade pedagógica, permitindo que os candidatos entendam os critérios de avaliação e identifiquem pontos fortes e aspectos a melhorar para futuras edições do exame.
Em 2024, o tema da redação foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Critérios de avaliação
A redação do Enem é avaliada com base em cinco competências, cada uma valendo até 200 pontos, totalizando uma pontuação máxima de 1.000 pontos. O desempenho é analisado por dois avaliadores independentes. A nota final do candidato é a média das notas atribuídas por ambos.
Se houver grande discrepância entre as notas dos avaliadores, o texto passa por uma terceira avaliação e, em casos extremos, pode ser analisado por uma banca composta por três avaliadores.
O Inep reforça que o processo de correção das redações segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo edital do exame e é supervisionado em todas as suas etapas.
Disponibilidade para treineiros
Os chamados treineiros, estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio que prestaram o Enem apenas para testar seus conhecimentos, também podem acessar suas notas na Página do Participante. Em 2024, 841,5 mil inscritos (19,4% do total) se enquadraram nessa categoria. Outros 24.723 participantes (0,6%) realizaram o exame para autoavaliação, sem estar cursando ou ter concluído o ensino médio.
Motivos para anulação da redação
Participantes que tiveram a redação anulada não terão acesso ao espelho da prova. Os motivos para anulação incluem:
- Escrita de impropérios ou desenhos;
- Trechos deliberadamente desconectados do tema proposto;
- Identificação do candidato no texto, como nome, assinatura ou rubrica;
- Redação escrita predominantemente ou integralmente em língua estrangeira.
Para mais informações sobre os critérios de correção da redação do Enem 2024, o Inep disponibilizou uma cartilha online com orientações detalhadas.
