Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Anvisa alerta sobre risco de botulismo pelo uso inadequado de botox

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta para profissionais de saúde e pacientes sobre os riscos da aplicação de toxina botulínica, conhecida popularmente como botox, causar botulismo. O botox é normalmente usado para fins estéticos e terapêuticos. Por isso, a orientação do órgão é que os procedimentos sejam realizados por profissionais habilitados, em locais autorizados pela vigilância sanitária e com medicamentos devidamente registrados.

A medida foi anunciada após a Agência receber duas notificações recentes de casos de botulismo relacionados ao uso da toxina botulínica. A Anvisa revisou dados internacionais e solicitou que as empresas atualizem as bulas dos produtos, incluindo o alerta de que a toxina pode afetar áreas distantes do local da injeção, provocando sintomas graves de botulismo. Segundo a professora de Dermatologia do Centro Universitário São Camilo, Andrea Castanheiro da Costa, uma das possibilidades do botox provocar botulismo é a quantidade excessiva e aplicação irregular.

O botulismo é uma doença grave, não contagiosa, causada pela toxina da bactéria que ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia muscular. Os sintomas variam conforme o tipo de botulismo (alimentar, intestinal ou por ferimentos), sendo os mais comuns:

  • Neurológicos: visão turva ou dupla, pálpebras caídas, dificuldade para engolir, boca seca e fraqueza muscular progressiva, podendo afetar a respiração.
  • Gastrointestinais: náuseas, vômitos, diarreia (no botulismo alimentar) e prisão de ventre (no botulismo intestinal, mais comum em crianças).
  • Outros: dores de cabeça, tontura, sonolência e febre (no botulismo por ferimentos).

Em casos graves, o botulismo pode causar paralisia muscular generalizada e até a morte. O tratamento imediato com antitoxina botulínica é essencial para neutralizar a toxina no sangue e prevenir a progressão da doença.

Caso apresente sintomas como dificuldade para engolir, falar ou respirar, é fundamental procurar atendimento médico ou pronto-socorro imediatamente. Informe aos profissionais de saúde sobre qualquer aplicação recente de toxina botulínica e tenha em mãos os dados do medicamento, se possível.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

SBT News

Notícias relacionadas

Brasil

Mais uma marca de azeite foi proibida pelo governo. Desta vez, todos os lotes do extravirgem da marca Vale dos Vinhedos tiveram a venda suspensa por...

Saúde

O Brasil registrou os primeiros casos da XFG, uma nova variante de Covid-19. As infecções foram identificadas em Fortaleza, em coletas realizadas entre 14 de fevereiro e...

Esportes

Rafael Matos e Marcelo Melo conquistaram, neste domingo (6), uma importante vitória que garantiu a vaga do Brasil em Wimbledon quartas de final nas...

Esportes

A seleção brasileira brilhou neste domingo (6) durante a etapa de Astana da Copa do Mundo de boxe, no Cazaquistão. Os pugilistas do país...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO