Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Fraude no INSS: Relatório da CGU mostra que associações chegaram a filiar mais de 1,5 mil aposentados por hora

STF bloqueia R$ 390 milhões do Sindicato dos Aposentados por suspeita de fraudes em descontos indevidos de benefícios do INSS.
Foto: Agência Brasil

Um novo relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), aponta a falta de controle e fiscalização do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na aprovação de descontos feitos por entidades e sindicatos nas folhas de pagamento de aposentados e pensionistas.

O documento de 41 páginas aponta que o INSS não só deixou de combater possíveis fraudes como também confiou nas informações prestadas por sindicatos ou associações de aposentados que, em muitos casos, não tinham estrutura suficiente para operar.

Filiações em massa e sem controle

A CGU analisou 29 entidades associativas que mantinham Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com o INSS. Esses acordos permitem que as entidades realizem descontos diretamente nos contracheques de aposentados e pensionistas.

Por lei, esses descontos só podem ser feitos com autorização prévia e expressa do beneficiário e a entidade precisa comprovar a adesão do aposentado por meio de cópias de documentos e assinaturas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A CGU também apontou que algumas entidades fizeram mais de 50 mil filiações de aposentados em um único mês. Isso significa, em média, 2.500 autorizações por dia, considerando um mês com 20 dias úteis.

LEIA TAMBÉM: Duplicação da BR-304 no RN será iniciada em setembro

Em alguns casos, o volume era tão alto que seria preciso processar entre 778 e 1.569 filiações por hora para dar conta da demanda, um ritmo que levanta dúvidas sobre a capacidade real dessas entidades de verificar e registrar as autorizações de forma correta.

Segundo a CGU, em setembro de 2024, essas entidades tinham cerca de 5,9 milhões de aposentados como associados e, apenas naquele mês, arrecadaram R$ 229,4 milhões em descontos feitos nos benefícios.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

SBT NEWS

Notícias relacionadas

Justiça

A AGU cobra ao INSS mais uma vez na tentativa de recuperar recursos públicos desviados de aposentadorias e pensões. A Advocacia-Geral da União informou...

Economia

As empresas têm até esta sexta-feira (19) para depositar a segunda parcela do 13º salário na conta dos trabalhadores. O prazo legal é o...

Justiça

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (18), validar a regra da Reforma da Previdência de 2019 que reduziu o valor da aposentadoria...

Polícia

A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) deflagraram, nesta quinta-feira (18), uma nova fase da Operação Sem Desconto, com o cumprimento...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO