Uma operação contra a caça ilegal em Serra do Mel resultou na apreensão de armas, munições e diversos equipamentos utilizados na prática criminosa. A ação ocorreu neste fim de semana, após denúncias e levantamentos apontarem a realização de um torneio de caça no município, localizado no interior do Rio Grande do Norte.
Leia também:
Polícia recupera veículo roubado da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante
O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAMB), por meio da 3ª Companhia e com o apoio da 2ª CPAmb, coordenou a ação. Mais de 50 pessoas foram abordadas durante a operação, que teve como foco a repressão à caça predatória, atividade que ameaça espécies da fauna silvestre e viola leis ambientais brasileiras.
Armas, munições e equipamentos foram apreendidos
Durante as abordagens, os policiais apreenderam duas armas de fogo — uma de calibre .32 e outra de calibre .36 — além de 58 munições intactas, quatro estojos deflagrados e itens usados na caça. Entre os materiais estavam armadilhas, lanternas, facões e mochilas camufladas, reforçando o caráter organizado da atividade ilegal.
Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Mossoró. Lá, eles foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e por crimes ambientais. A polícia destacou que os procedimentos seguiram todas as normas legais e os materiais apreendidos permaneceram sob custódia da autoridade competente.
Segundo a Polícia Militar, a operação reafirma o compromisso com a proteção dos recursos naturais e com o combate direto a atividades que colocam em risco a biodiversidade do Rio Grande do Norte. Casos como esse demonstram a importância da denúncia e da atuação integrada entre forças de segurança e a população local.
A população pode colaborar com denúncias anônimas por meio dos canais oficiais da PM e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).
