Mais de 5 mil agências dos Correios espalhadas pelo Brasil começam, nesta sexta-feira (30), atendimento presencial a aposentados e pensionistas vítimas de fraudes por descontos indevidos em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Veja lista completa, com endereços de unidades nos 26 estados e no Distrito Federal.
A parceria entre Previdência Social e Correios promete “atendimento humanizado, seguro e gratuito”, sobretudo para quem enfrenta dificuldades no suporte por telefone (135) e/ou internet (site e aplicativo Meu INSS). A autarquia reforça: “Se você já fez a consulta por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios”.
Como saber em qual agência comparecer?
Se você teve dificuldades com a tabela disponibilizada online, pode ligar para a central 135 ou consultar o site dos Correios.
Quais documentos devo levar?
Basta levar um documento de identificação oficial, sem necessidade de apresentar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição.
E se eu não puder ir a uma agência?
Caso beneficiário esteja impossibilitado de ir presencial, atendimento poderá ser realizado por um representante legal dessa pessoa, com apresentação de uma procuração autenticada. “Nesse caso, o acesso será restrito à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais”, explica o INSS.
Como vai funcionar o atendimento?
Segundo o INSS, esse atendimento presencial será feito “em uma plataforma específica, independente da base de dados dos beneficiários previdenciários, garantindo total segurança das informações”.
Em agências habilitadas, quem recebe aposentadoria e pensão poderá:
- Consultar se foi feito algum desconto no benefício;
- Pedir contestação de descontos não autorizados;
- Reconhecer autorização de algum desconto;
- Consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada);
- Analisar e contestar documentação apresentada pela associação;
- Imprimir protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS.
E qual prazo para acompanhar atendimento?
De acordo com INSS, atendimento estará disponível de forma contínua, “sem prazo final para solicitar o ressarcimento”. “Todos serão atendidos com tranquilidade. Não precisa se preocupar em ir logo no início”, assegura a autarquia.
