Estudantes que vão participar do Enem 2025 atendimento especializado devem informar, no momento da inscrição, a condição que motiva o pedido. O edital prevê opções como dislexia, déficit de atenção, deficiência visual, física, auditiva, intelectual, surdez-cegueira, entre outras.
Leia também:
Acordo em precatórios encerra processo histórico da UFRN
Além disso, grávidas, lactantes, idosos e estudantes internados em classe hospitalar também podem solicitar atendimento diferenciado.
Para comprovar a necessidade, é obrigatório enviar, pela Página do Participante, um documento legível, em português, com nome completo do inscrito, diagnóstico com descrição da condição ou código CID-10 e assinatura de profissional com registro no CRM, RMS ou órgão equivalente.
Enem 2025 atendimento especializado inclui diversos recursos
Os candidatos que tiverem o pedido aprovado poderão contar com provas em braile, superampliadas ou ampliadas, sala individual, mobiliário adaptado, tempo adicional, leitor de tela e guia-intérprete.
Também é permitido usar itens pessoais, como óculos especiais, máquina de escrever em braile, bomba de insulina, bolsa de colostomia ou medidor de glicose. Contudo, o chefe de sala fará a vistoria dos recursos nos dias de prova: 9 e 16 de novembro.
Estudantes que já tiveram a documentação aprovada entre 2021 e 2024 não precisam reapresentá-la, desde que a solicitação para 2025 seja a mesma.
Regras específicas para lactantes e classe hospitalar
A lactante deve comparecer com um acompanhante adulto nos dois dias de prova. Esse acompanhante ficará em sala reservada e não poderá acessar o local da aplicação. Além disso, qualquer contato entre a lactante e o acompanhante será acompanhado por um fiscal.
Já o estudante em classe hospitalar deverá apresentar declaração do hospital onde estiver internado, informando a estrutura disponível para aplicação da prova.
