A Comissão de Desporto e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Natal aprovou, nesta segunda-feira (2), projetos voltados à segurança no esporte. A reunião analisou propostas que buscam garantir atendimento médico rápido e qualificado durante práticas esportivas na capital potiguar.
Leia também:
Semana do Meio Ambiente começa hoje em Natal, veja programação
Um dos principais destaques foi a aprovação do Projeto de Lei nº 398/2022, do vereador Luciano Nascimento (PSD). A proposta determina a presença obrigatória de um socorrista em parques públicos destinados à prática de esportes. A medida visa oferecer mais proteção à população que utiliza esses espaços.
“Fico muito feliz como presidente da Comissão de Esportes em aprovar esse projeto, que agora segue para o plenário. Muitas vezes, as pessoas praticam atividades físicas sem a presença de um profissional de saúde por perto. Essa iniciativa garante atendimento ágil e mais segurança”, afirmou Luciano.
Além disso, o vereador celebrou o avanço nos trabalhos da comissão. “Zeramos a pauta. Todos os projetos foram analisados. Estamos fortalecendo o esporte amador e o de alto rendimento. O esporte forma cidadãos e ajuda a afastar os jovens da violência e das drogas”, destacou.
UTI móvel em eventos esportivos radicais
Outro projeto aprovado foi o PL nº 597/2024, do vereador Kleber Fernandes (PSDB). A proposta torna obrigatória a presença de uma unidade de terapia intensiva (UTI) móvel com médico intensivista nos campeonatos de esportes radicais motorizados realizados em Natal.
O vereador Cleiton da Policlínica (PSDB), relator do parecer favorável, reforçou a importância da medida. “Votei a favor por entender que esses eventos exigem estrutura médica intensiva. Com a UTI móvel, os atletas estarão mais protegidos”, explicou.
Participaram da reunião os vereadores Irapoã Nóbrega (Republicanos), Samanda Alves (PT) e Tércio Tinôco (União Brasil). As propostas seguem agora para votação em plenário.
