Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Justiça

Banco digital deverá indenizar mulher por ligações indevidas

Plataforma Não Me Perturbe encerra 2025 com 14,2 milhões de telefones cadastrados para bloquear chamadas de telemarketing no Brasil.
Foto: Freepik

Uma mulher será indenizada por ligações indevidas feitas por um banco digital. A Justiça condenou a empresa ao pagamento de R$ 3 mil por danos morais. A decisão é do juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça, do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Caicó, no Rio Grande do Norte.

Leia também:
TRT-RN encerra nesta terça (10) prazo para adesão ao Acordo Direto dos precatórios do Estado

A consumidora relatou que recebeu diversas ligações de cobrança em nome de uma pessoa desconhecida. As chamadas eram constantes e, segundo ela, comprometeram seu bem-estar e paz de espírito. Mesmo sem qualquer relação com a dívida, a mulher era cobrada insistentemente.

O banco, por sua vez, negou responsabilidade. Alegou que não existiam provas de que as ligações partiram da instituição e pediu a rejeição do processo. No entanto, o magistrado considerou válidos os relatos da autora, reconhecendo que houve perturbação do sossego.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Justiça reconhece prática abusiva de cobrança

Na sentença, o juiz afirmou que a relação entre as partes se enquadra no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Isso possibilita a inversão do ônus da prova, obrigando o banco a demonstrar que não cometeu a irregularidade, o que não foi feito.

Além disso, ele citou o artigo 17 do CDC, que protege até mesmo quem não tem contrato direto com a empresa, mas sofre com seus atos. O juiz ressaltou que a consumidora não tem obrigação de silenciar ou bloquear ligações abusivas. Essa responsabilidade é do fornecedor, que deve respeitar o direito à tranquilidade.

Segundo o magistrado, o banco tentou justificar as chamadas e transferir o problema à vítima. Contudo, a Justiça entendeu que as ligações constantes configuraram assédio e justificaram a indenização. Assim, o banco foi condenado a indenizar por ligações indevidas e violar o direito à privacidade da mulher.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

Faltando pouco mais de 30 dias para o Carnaval, a Neoenergia Cosern iniciou o envio de ofícios a todas as 167 Prefeituras Municipais chamando...

Justiça

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) reduziu a pena da motorista condenada por um acidente de trânsito com três mortes...

Política

O Conselho Federal de Medicina (CFM) comunicou, nesta sexta-feira (9), ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que cumpriu a decisão...

Política

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou, nesta quarta-feira (7), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vá a um hospital...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO