Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Justiça

Trama golpista: Bolsonaro depõe no STF

A suspensão de benefícios de Bolsonaro foi determinada pela Justiça Federal, que ordenou à União bloquear servidores, veículos e assessores em 48 horas.
Foto: Reprodução/TV Justiça

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), começou nesta terça-feira (10) o interrogatório do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele é réu no processo que investiga a trama golpista contra o resultado das eleições de 2022. A ação penal foi aberta a partir de uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Leia também:
Bolsonaro se torna réu: entenda os próximos passos do processo

Segundo a acusação, Bolsonaro sabia da existência de uma minuta de decreto golpista. O documento previa medidas como a decretação de estado de sítio e a prisão de ministros do STF, incluindo o próprio Moraes. O caso se baseia, entre outras provas, na delação premiada do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid.

Durante seu depoimento na última segunda-feira (9), Cid afirmou que Bolsonaro participou de uma reunião em que o plano foi apresentado. Ainda segundo ele, o ex-presidente teria sugerido alterações no texto, incluindo apenas a prisão de Moraes como possível medida.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Veja um trecho do depoimento

Interrogatório marca fase final da ação penal

Bolsonaro é um dos oito réus do chamado núcleo 1 da denúncia. Entre os outros envolvidos estão nomes como Anderson Torres, Augusto Heleno, Almir Garnier e Alexandre Ramagem. Alguns já prestaram depoimento. Faltam ainda os interrogatórios de Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A fase de interrogatórios é uma das últimas do processo. Com isso, o julgamento final da ação penal pode acontecer no segundo semestre de 2025. Se condenado, Bolsonaro pode enfrentar penas superiores a 30 anos de prisão.

Notícias relacionadas

Justiça

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o pedido de exoneração do cargo....

Política

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para que ele participe do programa...

Política

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quinta-feira (8) que crimes cometidos contra o Estado Democrático de Direito não admitem...

Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou integralmente, nesta quinta-feira (8), o Projeto de Lei da Dosimetria, aprovado pelo Congresso Nacional para...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO