Justiça

STF questiona Guarda armada no Rio

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) solicitou explicações à prefeitura e à Câmara do Rio de Janeiro sobre a criação de uma guarda armada no Rio. O pedido veio após a aprovação da Lei Complementar 282/2025, que criou uma nova divisão da Guarda Municipal com porte de armas e contratação temporária.

Leia também:
IOF: Indústria quer atuar em ação no STF sobre decreto

O ministro Edson Fachin, relator do caso, deu prazo de dez dias para que os órgãos se manifestem. A lei é alvo de duas ações que questionam sua legalidade. Ambas foram apresentadas por entidades ligadas às guardas municipais.

Entidades pedem suspensão da guarda armada no Rio

A Federação Nacional de Sindicatos de Servidores das Guardas Municipais (Fenaguardas) e a Associação Nacional de Guardas Municipais (AGM Brasil) alegam que a medida fere a Constituição. Segundo elas, a lei permite contratações sem concurso público e cria uma estrutura que pode desorganizar a segurança municipal.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A AGM afirmou que a norma “afronta a legalidade” e compromete a segurança com improviso. Por isso, as entidades pedem que o STF suspenda a lei por meio de uma liminar.

Além disso, a legislação prevê salários que podem chegar a R$ 13 mil, incluindo gratificação por porte de arma. Os contratos terão validade de até seis anos, mesmo sem concurso.

Prefeitura defende a legalidade da nova força

A prefeitura do Rio defende que a lei respeita decisões anteriores do STF. Segundo o município, a Constituição permite que guardas municipais sejam armados. No entanto, a forma de contratação e a estrutura paralela à segurança pública preocupam especialistas.

O STF ainda decidirá se manterá ou suspenderá a norma. A Câmara Municipal não se pronunciou até o momento.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Notícias relacionadas

Polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte concluiu uma etapa decisiva da investigação sobre o crime de extorsão mediante sequestro que resultou na...

Justiça

A Justiça Federal decidiu suspender todos os benefícios concedidos ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A determinação foi proferida na noite de terça-feira (9) pelo juiz...

Polícia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Receita Federal apreenderam, nesta quarta-feira (10), cerca de 700 kg de maconha transportados em um caminhão na...

Polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nesta quarta-feira (10), a operação DNA do Crime, que terminou com a prisão preventiva de...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile