Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Datafolha: 48% defendem prisão de Bolsonaro por tentativa de golpe

Defesa pede ao STF autorização para que Jair Bolsonaro participe de programa de remição de pena por leitura, previsto em norma do CNJ.
Foto: Reprodução/Instagram

Nova pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na sexta-feira (1), revela que 48% dos brasileiros defendem a prisão de Bolsonaro por envolvimento na tentativa de golpe após as eleições de 2022. Em contrapartida, 46% se posicionam contra a punição ao ex-presidente. A diferença está dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, configurando um empate técnico.

Leia também:
Eduardo Bolsonaro nos EUA: Moraes vê tentativa de golpe

A pesquisa também investigou a percepção pública sobre a possibilidade de o ex-presidente ser, de fato, preso. Para 51% dos entrevistados, isso não vai acontecer. Já 40% acreditam que ele será condenado. Outros 8% não souberam opinar.

Prisão de Bolsonaro será julgada pelo STF em setembro

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O Supremo Tribunal Federal (STF) deverá julgar, em setembro, a trama golpista que envolveu Jair Bolsonaro, ex-ministros, aliados e antigos comandantes das Forças Armadas. O Datafolha aplicou as perguntas nos dias 29 e 30 de julho, com um total de 2.044 entrevistas presenciais em todo o país.

Segundo o instituto, a tensão diplomática com os Estados Unidos influenciou o cenário da pesquisa. O presidente Donald Trump defende que Bolsonaro sofre perseguição política e utilizou essa narrativa para justificar tarifas de importação mais altas sobre produtos brasileiros.

Comparação com a pesquisa anterior

Em abril, 52% dos entrevistados defendiam a prisão de Bolsonaro, enquanto 42% eram contra. Portanto, a oscilação entre os números ocorreu dentro da margem de erro, sem mudanças drásticas na opinião pública. Já a expectativa sobre uma eventual prisão se manteve estável: 52% achavam que ele escaparia, ante 41% que acreditavam no contrário.

Recortes revelam padrões ideológicos

De acordo com o Datafolha, eleitores de classe média mais baixa, evangélicos, moradores do Sul e bolsonaristas tendem a rejeitar a ideia de culpa. Já os que mais defendem a prisão de Bolsonaro são nordestinos, petistas e pessoas que vivem com até dois salários mínimos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Notícias relacionadas

Mundo

Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (15) revela que 46% dos brasileiros aprovam a ação dos EUA na Venezuela, enquanto 39% desaprovam a iniciativa...

Mundo

O governo do presidente Donald Trump decidiu congelar vistos para brasileiros e cidadãos de outros 74 países. A informação surgiu nesta quarta-feira (14), após...

Política

A defesa de Bolsonaro no STF entrou, nesta segunda-feira (12), com um novo recurso no Supremo Tribunal Federal. Os advogados tentam reverter a condenação...

Política

A reforma ministerial no governo Lula ganhou força após a saída de Ricardo Lewandowski do Ministério da Justiça, abrindo caminho para mudanças que podem...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO