O Ministério da Educação (MEC) ampliou o prazo para pagamento da taxa de inscrição da Prova Nacional Docente, também chamada de PND. Agora, os participantes têm até a próxima quarta-feira (6) para efetuar o pagamento. Inicialmente, a data-limite era 1º de agosto. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o novo prazo atende aos inscritos não isentos.
Leia também:
Planejamento com foco na aprendizagem marca seminário da SME
Aplicação e objetivo da prova
A aplicação da Prova Nacional Docente está mantida para o dia 26 de outubro. Conforme divulgado pelo Inep, o exame visa avaliar conhecimentos e competências de profissionais da educação, servindo como ferramenta de seleção para redes públicas estaduais e municipais.
Além disso, a prova poderá ser utilizada como fase única ou complementar em concursos e processos seletivos promovidos por entes federativos. A proposta faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que busca qualificar e ampliar o número de docentes na educação pública.
Quem pode participar
A edição de 2025 recebeu adesão de 22 unidades da Federação e 1.508 municípios — sendo 18 capitais. Estudantes concluintes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) também poderão participar. Ainda segundo o Inep, pessoas formadas em cursos de licenciatura interessadas em atuar no magistério público podem fazer a prova.
Entenda a estrutura da PND
De acordo com o MEC, a prova será anual e terá como base a matriz teórica do Enade voltada às licenciaturas. Essa estrutura foi reformulada em 2024 para atender às novas diretrizes da formação docente.
A Prova Nacional Docente tem como missão estimular a realização de concursos públicos e fomentar a valorização do magistério, essencial para a melhoria da educação básica no Brasil.
