Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Justiça

Segundo semestre no STF terá trama golpista em pauta e mudança na presidência

STF irá decidir se pais de uniões homoafetivas podem ter licença-maternidade com base na isonomia e proteção à criança.
Foto: Fabio Rodrigues

O segundo semestre no STF será marcado por julgamentos decisivos, mudanças na presidência e temas de grande repercussão política e social. A Corte retoma as sessões nesta quarta-feira (6) com a análise de ações relacionadas à tentativa de golpe de Estado durante o governo Bolsonaro.

Leia também:
Justiça torna réu fisiculturista por espancar namorada médica em SP

Além disso, o segundo semestre no STF também marcará a saída do ministro Luís Roberto Barroso da presidência. Edson Fachin assumirá o cargo em setembro. Alexandre de Moraes ocupará a vice-presidência. A data oficial da posse ainda não foi divulgada.

Trama golpista e caso Marielle marcam segundo semestre no STF

Entre os julgamentos aguardados, está a possível condenação de Jair Bolsonaro e aliados por envolvimento na tentativa de golpe. A denúncia da Procuradoria-Geral da República foi dividida em quatro núcleos. O primeiro, que inclui Bolsonaro, está mais avançado. A expectativa é de julgamento em setembro.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Também neste semestre, o STF deve apreciar a ação que pede a condenação dos acusados pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes. O crime, ocorrido em 2018, ganhou novos desdobramentos após a delação premiada de Ronnie Lessa.

A Procuradoria apontou como mandantes os irmãos Brazão e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa. Outros acusados são o major Ronald Alves de Paula e o ex-PM Robson Calixto, envolvidos na logística e fornecimento da arma usada no crime.

Decisões imediatas e cenário político

Antes desses julgamentos, o STF analisará a constitucionalidade da lei do RJ que permite pets de apoio emocional em cabines de voos. O tema será debatido já na primeira sessão do semestre.

Ainda, os ministros se uniram na última sexta-feira (1º) em defesa da instituição e de Alexandre de Moraes, após os EUA aplicarem sanções financeiras contra ele com base na Lei Magnitsky.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Notícias relacionadas

Política

Uma ambulância do Samu para Bolsonaro permanece de prontidão 24 horas por dia no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como...

Justiça

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu arquivar o processo que investigava a atuação de autoridades de segurança pública durante...

Política

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, defende a união entre Flávio e Tarcísio nas eleições deste ano. Segundo ele, o partido trabalha...

Brasil

O senador Flávio Bolsonaro (PL) agradeceu publicamente ao senador Rogério Marinho (PL) por abrir mão do projeto de disputar o Governo do Rio Grande...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO