Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Dino endurece regras sobre emendas parlamentares

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou neste domingo (24) novas medidas para aumentar a transparência no uso das emendas parlamentares. Segundo ele, a decisão busca evitar desvios de recursos e irregularidades nos repasses.

Leia também:
Flávio Bolsonaro diz que mãe e avós foram reféns no RJ

De nício, Dino ordenou a investigação de 964 planos de trabalho das chamadas emendas “Pix”, que não foram devidamente cadastrados entre 2020 e 2024. Esses repasses somam R$ 694,6 milhões. Por isso, o ministro estabeleceu prazo de dez dias para que o Tribunal de Contas da União (TCU) identifique as transferências e envie informações à Polícia Federal (PF).

Investigações sobre entidades e saúde

Além disso, Dino determinou que a Controladoria-Geral da União (CGU) faça auditoria na Associação Moriá, que recebeu mais de R$ 74 milhões em emendas de 2022 a 2024. A entidade já é investigada pela PF por suspeita de desvio de verba pública em convênios firmados com o Ministério do Esporte (MESP).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O ministro destacou também que repasses ligados ao Ministério da Saúde devem ter análise prioritária. Conforme o despacho, há indícios de uso irregular de recursos, o que reforça a necessidade de fiscalização imediata.

Regras para bancos e fim do orçamento secreto

Outra medida anunciada obriga bancos públicos, como Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco do Nordeste, a adaptarem seus sistemas para abrir contas específicas por emenda. Segundo Dino, essa exigência dará mais controle sobre a movimentação do dinheiro.

Por outro lado, o ministro reafirmou que o chamado “orçamento secreto” continua proibido. O mecanismo, oficialmente identificado pela sigla RP9, foi considerado inconstitucional pelo STF em 2022. Dessa forma, as emendas de relator só poderão ser usadas para corrigir falhas técnicas, e não para distribuição política de verbas.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Direitos Humanos

Os feminicídios no Brasil voltaram ao centro do debate público neste domingo (7), quando milhares de pessoas participaram do Levante Mulheres Vivas em Brasília....

Política

A reta final do Congresso promete uma semana intensa em Brasília. Depois da aprovação da LDO, parlamentares retomam as atividades com uma agenda cheia...

Polícia

Neste domingo (7), dois criminosos armados invadiram o prédio da Biblioteca Mário Andrade, no centro de São Paulo, e levaram obras de arte.  A...

Política

Flávio Bolsonaro preço passou a dominar a discussão política deste domingo (7) depois que o senador admitiu publicamente que pode desistir de sua pré-candidatura...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO