Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Justiça

Barroso defende STF após sanções dos EUA e reforça independência da Corte

Luís Roberto Barroso, afirma que julgamento do Núcleo 1 foi transparente e rejeita críticas sobre censura e perseguição política.
Foto: Antonio Augusto

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, se manifestou nesta quarta-feira (17) sobre as sanções impostas pelos Estados Unidos ao Brasil e aos ministros da Corte. Em pronunciamento na abertura da sessão plenária, ele fez um chamamento ao diálogo e à compreensão, destacando a importância da amizade entre os países e do respeito à Constituição e às leis brasileiras.

Leia também:
Por 4 votos a 1, STF condena Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado

Tentativa de golpe de Estado

Barroso defendeu o trabalho da Primeira Turma do STF, responsável pela condenação do chamado Núcleo 1 da tentativa de golpe de Estado. Segundo ele, o processo foi conduzido com serenidade e transparência, servindo como exemplo de pluralismo e diferentes visões de mundo, fundamentais à democracia.

“O processo não foi uma farsa, perseguição ou caça às bruxas, como alguns alegam”, afirmou. Ele ressaltou que a ampla maioria da sociedade reconhece a tentativa de golpe e valoriza a atuação do STF.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Sanções e liberdade de expressão

O ministro criticou as sanções, afirmando ser injusto punir o Brasil, seus cidadãos e empresas por uma decisão baseada em provas, acompanhada internacionalmente.

Barroso também respondeu a críticas sobre restrições à liberdade de expressão: “No Brasil, não vigora censura. As remoções de conteúdo se referiam a crimes, como ameaças, e não a opiniões”.

Notícias relacionadas

Justiça

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou uma decisão do do Tribunal regional Federal da 5ª Região (TRF5) que beneficiava o Centro...

Política

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (15) que a Polícia Penal do Distrito Federal envie explicações sobre...

Economia

O dólar encerrou esta segunda-feira (15) em queda, atingindo R$ 5,322, menor cotação desde 6 de junho de 2024 (R$ 5,249). A baixa de...

Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou neste domingo (14) um artigo no jornal norte-americano The New York Times. No texto, Lula...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO