O Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), publicou nesta quarta-feira (17) o edital de licitação para o projeto e construção de defensas na Ponte Newton Navarro. A obra, orçada em quase R$ 50 milhões, permitirá que o Porto de Natal funcione 24 horas por dia.
Leia também:
DNIT anuncia reforço na segurança da Ponte Newton Navarro, em Natal
As defensas, também conhecidas como dolfins de proteção, serão instaladas nos pilares 17 e 18 da ponte para garantir mais segurança na navegação e possibilitar o acesso de navios maiores ao terminal portuário.
De acordo com o edital (Processo Licitatório nº 186/2025), o cadastramento das propostas começa em 16 de setembro e a abertura dos lances ocorrerá em 17 de novembro de 2025, no portal www.novolicitacoes-e.com.br.
Parceria entre governo federal e estadual
A governadora Fátima Bezerra comemorou a conquista. “Agora vai ser navio o dia inteiro chegando no porto. Acabou o limite de 12 horas por dia. É mais segurança no transporte marítimo e mais desenvolvimento econômico para o Rio Grande do Norte”, declarou.
O ministro Silvio Costa Filho destacou o impacto da obra. “Essas defensas vão ampliar as operações do porto, atrair navios maiores, gerar emprego e movimentar a economia.”, disse.
O presidente da Codern, Paulo Henrique Macedo, ressaltou que a obra atende a um pleito antigo do estado e reforçou o empenho do governo federal para viabilizar o projeto.






















































