Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Justiça

Flávio Dino vota contra regra da reforma que reduz aposentadoria por invalidez

Ministro Flávio Dino considera inconstitucional regra da reforma da Previdência que reduziu aposentadoria por invalidez e defende cálculo integral dos benefícios.
Foto: Reprodução/YouTube STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (24) para declarar inconstitucional a regra da reforma da Previdência de 2019 que reduziu o valor das aposentadorias por incapacidade permanente, antiga aposentadoria por invalidez.

Leia também:
STF tem maioria para permitir nomeação de parentes para cargos políticos

Em seu voto, Dino argumentou que o cálculo atual da aposentadoria fere princípios constitucionais da Seguridade Social, como o da irredutibilidade dos benefícios. Ele destacou que a conversão do auxílio-doença em aposentadoria permanente não pode resultar em redução de renda para o segurado.

O ministro propôs que seja aplicada a mesma regra dos benefícios concedidos por acidente de trabalho ou doença laboral, com cálculo baseado na média de 100% das contribuições previdenciárias.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Segundo ele, a redução “fere a dignidade da pessoa humana, os direitos da pessoa com deficiência e os princípios da igualdade e proporcionalidade”.

Julgamento segue no Supremo

Com o voto de Dino, o placar do julgamento está em 4 a 1 a favor da manutenção das novas regras. Já haviam votado pela validade da redução os ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e o relator, Luís Roberto Barroso, que apresentou seu voto antes de se aposentar.

Ainda faltam votar os ministros Cármen Lúcia, Edson Fachin, Dias Toffoli, André Mendonça, Kássio Nunes Marques e Luiz Fux. O julgamento virtual segue até 23h59 da próxima segunda-feira (3).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados votou nesta quarta-feira (10) pela rejeição do relatório contra a cassação do mandato...

Economia

O salário mínimo 2026 será de R$ 1.621, segundo confirmação do Ministério do Planejamento e Orçamento. O valor representa um reajuste de 6,68% sobre...

Política

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que ele deixe a Superintendência da...

Justiça

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu nesta terça-feira (9) a condenação dos seis réus da Ação Penal 2693, que compõem o chamado Núcleo...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO