Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Justiça

MPRN apura falhas em compensação de energia solar no RN

MPRN realiza audiência para apurar falhas na compensação de créditos de energia elétrica após denúncias de cobranças indevidas a consumidores no RN.
Foto: Freepik

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) realizou, nesta quinta-feira (22), uma audiência extrajudicial para apurar falhas no sistema de compensação de créditos de energia elétrica que estariam causando prejuízos a consumidores de geração distribuída no estado. A reunião foi conduzida pela 29ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Natal e contou com a participação de representantes da Neoenergia Cosern, do Procon Estadual, do Procon Natal e da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Rio Grande do Norte (ARSEP).

Leia também:
Aneel divulga calendário das bandeiras tarifárias de energia para 2026

Denúncias apontam alteração no sistema de faturamento

A audiência foi motivada por denúncias de consumidores de que a concessionária teria alterado o software de faturamento sem divulgação prévia.

Segundo os relatos, a mudança teria invertido a lógica de medição, passando a processar primeiro o consumo e depois a geração de energia. A alteração teria provocado a geração de dívidas indevidas para usuários que optaram pelo sistema de compensação por “Prioridade”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O grupo afetado é formado por consumidores que produzem a própria energia por meio de sistemas de geração distribuída, como painéis solares.

Debate sobre dever de informação ao consumidor

Durante a reunião, foram discutidos pontos relacionados ao dever de informação clara e adequada, previsto no Código de Defesa do Consumidor. Também entrou em pauta o possível descumprimento das regras do Sistema de Compensação de Energia Elétrica, estabelecidas pela Resolução Normativa nº 1.000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Segundo o MPRN, as normas determinam critérios específicos para a medição e faturamento dos créditos gerados pelos consumidores.

Procons pedem suspensão de cobranças indevidas

O Procon Natal informou que já havia notificado a Neoenergia Cosern anteriormente sobre as reclamações. Durante a audiência, o órgão reforçou a necessidade de adoção de medidas imediatas para suspender eventuais cobranças indevidas. O Procon Estadual também defendeu providências urgentes para proteger os consumidores afetados e evitar novos prejuízos financeiros.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Fiscalização é responsabilidade da ANEEL

A ARSEP informou que atualmente não possui contrato de metas com a ANEEL para fiscalizar o setor de distribuição de energia elétrica no estado. Dessa forma, a responsabilidade pela fiscalização da Neoenergia Cosern cabe diretamente à Agência Nacional de Energia Elétrica.

Nova audiência será realizada

Representando o Ministério Público, a Promotoria destacou a importância da atuação conjunta entre os órgãos para garantir a reparação de possíveis danos aos consumidores. Entre as medidas discutidas está a devolução de valores pagos indevidamente, conforme prevê a regulação do setor elétrico.

Ao final da audiência, ficou definido que uma nova reunião será realizada após o recebimento das informações solicitadas à Neoenergia Cosern e à ANEEL pela Promotoria de Justiça.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

A advogada criminalista Paloma Gurgel foi presa na tarde desta sexta-feira (23), em um condomínio de luxo na Zona Sul de Natal, após a...

Natal

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) informou que a Avenida das Fronteiras será interditada entre os dias 26 de janeiro e 15 de...

Polícia

Um adolescente de 17 anos, apontado como liderança de uma facção criminosa, foi apreendido na quinta-feira (22) durante uma ação do Comando de Policiamento...

Natal

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) informou que o Mercado Público da Redinha estará fechado, excepcionalmente, nesta terça-feira (27), para a realização de...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO