Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

IA: segurança para os negócios lidera riscos no Brasil, diz Allianz

Rio Grande do Norte apresenta proposta para sediar supercomputador do Plano Brasileiro de IA, com destaque para energia limpa e baixo custo.
Foto: freepik

A IA na segurança para os negócios tornou-se a maior preocupação dos executivos brasileiros em 2026, conforme ranking de riscos empresariais divulgado pela Allianz Commercial, seguradora corporativa do Grupo Allianz. Pela primeira vez, a inteligência artificial aparece no topo do levantamento, ao refletir o descompasso entre a rápida adoção da tecnologia e a capacidade das empresas de estruturar governança, acompanhar a regulação e treinar equipes.

Leia também:
Nova Nota Fiscal Nacional desafia clínicas e hospitais

Além disso, o estudo indica que a IA segue como alavanca estratégica para ganhos de produtividade e inovação. No entanto, a mesma tecnologia amplia riscos operacionais, legais e reputacionais. Assim, líderes empresariais reconhecem benefícios, mas também apontam falhas de controle, uso indevido de dados e decisões automatizadas sem supervisão adequada.

Segurança e o novo cenário de riscos

Conforme o levantamento da Allianz, IA e segurança  para os negócios aparece com 32% das citações, superando incidentes cibernéticos, que ficaram logo atrás, com 31%. Em seguida, surgem mudanças na legislação e regulamentação (28%), mudanças climáticas (27%) e catástrofes naturais (21%). Dessa forma, o ranking revela um ambiente de risco mais complexo e interconectado.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Segundo o CEO da Allianz Commercial, Thomas Lillelund, a liderança da IA no ranking não surpreende. “Além de trazer enormes oportunidades, seu potencial transformador, aliado à rápida evolução e adoção, está remodelando o cenário de riscos, tornando-se uma preocupação central para empresas”, afirmou. Por outro lado, ele destaca que muitas organizações ainda não conseguiram acompanhar essa velocidade com políticas claras e estruturas de controle.

Certamente, o avanço da IA pressiona áreas como compliance, jurídico e tecnologia. Enquanto isso, empresas enfrentam desafios para garantir transparência algorítmica, proteção de dados e responsabilidade sobre decisões automatizadas. Em contraste, organizações que investem em governança, auditorias e capacitação tendem a reduzir exposições e ganhar vantagem competitiva.

Notícias relacionadas

Brasil

Um raio em Brasília atingiu manifestantes na região central da capital federal neste domingo (25), próximo à Praça do Cruzeiro, onde ocorria um ato...

Política

A Caminhada de Nikolas Ferreira chegou a Brasília nesta semana e marcou o encerramento da jornada política batizada de “Acorda Brasil”. O movimento, organizado...

Polícia

O caso das crianças desaparecidas no Maranhão mobilizam novamente as forças de segurança após uma denúncia indicar que os irmãos Ágatha Isabelly, de 6...

Brasil

Um raio marcou o encerramento de um evento político neste domingo (25), ao atingir as proximidades da Praça do Cruzeiro, na capital federal. O...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO