Natal ampliou a oferta da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) com mais um ponto de dispensação gratuita, fortalecendo as ações de prevenção ao HIV desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A partir de agora, o medicamento também está disponível na Unidade de Saúde Felipe Camarão III, ampliando o acesso da população a uma das principais estratégias de prevenção combinada contra o vírus.
A PrEP consiste em um medicamento antirretroviral de uso oral que impede a infecção pelo HIV antes que o vírus se estabeleça no organismo. Por isso, a ampliação da oferta ocorre em um momento considerado estratégico, já que, entre janeiro e outubro de 2025, Natal registrou 652 novos casos de HIV/Aids, número que acende um alerta para a necessidade de intensificar medidas preventivas.
PrEP em Natal fortalece rede de prevenção ao HIV
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ampliação da PrEP em Natal faz parte de um planejamento contínuo para descentralizar o acesso aos serviços de prevenção. Anteriormente, o medicamento era ofertado em três unidades de saúde. No entanto, o município passou a expandir os pontos de atendimento, incluindo as Unidades de Saúde de Mirassol e Felipe Camarão III.
De acordo com Tayane Oliveira, responsável técnica do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS Natal, a estratégia busca reduzir o número de pessoas vivendo com HIV na capital potiguar. Além disso, ela reforça que é essencial que a população conheça os serviços disponíveis e utilize as ferramentas de prevenção de forma adequada.
LEIA TAMBÉM: Mega-Sena pode pagar prêmio acumulado de R$ 92 milhões nesta terça-feira (27)






















































