Começou hoje em Natal a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA). O evento acontece no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, com o tema “Emergência Climática: Desafios da Transformação Ecológica”.
Durante a conferência serão debatidos os impactos das mudanças climáticas no planeta, com ênfase nas particularidades e desafios enfrentados pela capital potiguar.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, um dos destaques da programação será a apresentação do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas. “Esse plano, produzido pela Semurb, contempla diversos programas e projetos que buscam enfrentar os impactos climáticos e promover uma transformação ecológica sustentável”, destacou o titular da pasta.
A Conferência reunirá gestores públicos, especialistas, ativistas ambientais, estudantes e a população em geral em um espaço de troca de ideias e construção coletiva. Os participantes poderão apresentar propostas contra os efeitos causadores da emergência climática para os cinco eixos definidos pela 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; governança e educação ambiental.
O evento é uma oportunidade para que a comunidade local participe ativamente da formulação de estratégias que visam não apenas mitigar os efeitos das mudanças climáticas, mas também preparar Natal para um futuro mais resiliente e ambientalmente responsável. Confira a programação aqui.
As propostas priorizadas serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual e serão incluídas no Caderno de Propostas que será debatido nas Conferências Estaduais. Também serão eleitos 10 delegados e 10 suplentes que irão representar o município na etapa Estadual.