O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COMUDE, com sede no Município do Natal, realizou nesta quarta-feira (11) a cerimônia de entrega do certificado de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em prol da efetivação dos direitos da pessoa com deficiência durante o ao de 2024.
A presidente do Sistema Ponta Negra de Comunicação, Miriam de Sousa, e a jornalista da TV Ponta Negra, Jouse Azevedo, foram homenageadas com a comenda, entregues pelo presidente da COMUDE, Ronaldo Tavares da Silva.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje são 45,6 milhões de brasileiros (23,9% da população brasileira) com algum tipo de deficiência. No Rio Grande do Norte, este percentual chega a 27, 46%, sendo o segundo Estado com maior número de pessoas com deficiência.
Diante desses números, é preciso o engajamento de todos para garantir que essas pessoas com deficiência tenham acesso aos bens da sociedade, como educação, saúde, trabalho, remuneração digna, e inclusão no mercado de trabalho. E os meios de comunicação se inserem nesse processo.