Os 29 vereadores eleitos para a próxima Legislatura (2025-2028) na Câmara Municipal de Natal foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande Norte (TRE-RN), na quinta-feira (19). A cerimônia de diplomação foi realizada no Plenário Ministro Seabra Fagundes, sede do TRE-RN, e presidida pela juíza da 1ª zona eleitoral, Diretora do Fórum Eleitoral de Natal, Dra. Valéria Maria Lacerda Rocha. Na ocasião, também foram diplomados o prefeito eleito, Paulinho Freire (União Brasil) e a vice-prefeita eleita, Joanna Guerra (Republicanos).
Leia também:
Governo do RN decreta ponto facultativo nas vésperas de Natal e Réveillon
Representando os parlamentares eleitos, o presidente da Casa, vereador Eriko Jácome (PP), falou que a cerimônia de diplomação constitui a soberania da vontade do povo e o respeito aos valores democráticos. “Trata-se da conclusão do calendário eleitoral, o que legitima os eleitos para o exercício dos seus cargos. A responsabilidade, então, é imensa, pois somos legítimos representantes da população e temos o dever de trabalhar pelo bem estar de todos os cidadãos, sem nunca perder de vista que os verdadeiros donos deste diploma são os habitantes da nossa cidade”.
Vereador mais votado da capital potiguar com 9.765 votos, Robson Carvalho (União Brasil) afirmou que sua vitória é fruto de um mandato que representa os anseios da população, aliado ao desejo de mudança e fortalecimento de atividades focadas no desenvolvimento do município.”Foram molas propulsoras para lograr êxito. Justiça, trabalho, renda, educação, turismo e saúde são palavras que precisam sair do papel e tomar formas concretas. Por exemplo, o Hospital Público Veterinário pelo qual lutamos, sonhamos e conseguimos implementar”.
Ao fazer uso da palavra, o prefeito eleito de Natal, Paulinho Freire, disse que com trabalho e planejamento espera oferecer respostas rápidas e eficazes às demandas urgentes da cidade. “Seguiremos atuando com ética e transparência, sempre ouvindo as vozes dos natalenses. O momento exige união, diálogo e colaboração, Natal merece que todos trabalhem juntos: sociedade civil, setor público, iniciativa privada e representantes políticos. Só assim reuniremos as condições necessárias para superar os desafios que temos pela frente”, concluiu.
Na sequência, a juíza da 1ª zona eleitoral, Valéria Maria Lacerda Rocha, pontuou que a diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por este motivo, está apto ou apta para tomar posse no cargo. “Este é o último ato de um processo que começou com as convenções partidárias, continuou com os requerimentos e registros das candidaturas, depois vieram as propagandas eleitorais, a apuração e totalização dos votos, a apreciação das prestações de contas, até chegar, enfim, o tão sonhado diploma. Todos que estão aqui presentes passaram por essa longa e exaustiva trajetória e agora representam o povo de Natal”.
Posse
No próximo dia 1º de janeiro será realizada a posse do prefeito Paulinho Freire, da vice-prefeita Joanna Guerra e dos vereadores eleitos de Natal.
Relação dos vereadores de Natal eleitos e diplomados pelo TRE-RN:
1- Aldo Clemente (PSDB)
2- Anne Lagartixa (Solidariedade)*
3- Brisa (PT)
4- Camila Araújo (União Brasil)
5- Cláudio Custódio (PP)*
6- Daniel Rendall (Republicanos)*
7- Daniel Santiago (PP)*
8- Daniel Valença (PT)
9- Eribaldo Medeiros (Rede)
10- Eriko Jácome (PP)
11- Fulvio (Solidariedade)
12- Herberth Sena (PV)
13- Hermes Câmara (Cidadania)
14- Irapoã (Republicanos)*
15- João Batista Torres (DC)*
16- Kleber Fernandes (Republicanos)
17- Léo Souza (Republicanos)*
18- Luciano Nascimento (PSD)
19- Matheus Faustino (União Brasil)*
20- Nina Souza (União Brasil)
21- Pedro Henrique (PP)*
22- Preto Aquino (Podemos)
23- Robson Carvalho (União Brasil)
24- Samanda (PT)*
25- Subtenente Eliabe (PL)*
26- Tárcio de Eudiane (União Brasil)*
27- Tércio Tinôco (União Brasil)
28- Thabatta Pimenta (PSOL)*
29- Tony Henrique (PL)*