Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Internacional

Líderes ocidentais vão à Ucrânia para marcar os três anos da guerra

Líderes europeus vão à Ucrânia para marcar três anos de guerra | Reprodução/X

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e líderes de diversos países, incluindo primeiros-ministros da Dinamarca, Canadá, Espanha, Noruega e Suécia, além dos presidentes da Letônia, Finlândia e Lituânia, viajaram para a Ucrânia nesta segunda-feira (24) para marcar os três anos da guerra.

A visita teve um forte tom de apoio militar e diplomático à Ucrânia, que enfrenta um momento delicado, sobretudo diante da incerteza sobre o compromisso dos Estados Unidos sob o governo do presidente Donald Trump. O republicano, que retornou à presidência no mês passado, tem pressionado por um acordo de paz em negociações diretas com a Rússia, sem a presença de Kiev e líderes europeus, o que levantou um alerta entre autoridades ucranianas e europeias.

Em discurso na audiência que também contou com a participação por videochamada de outros chefes de Estado, Ursula von der Leyen destacou que a segurança global está em jogo nas negociações para o fim do conflito.

Nos últimos dias, Trump teceu duras críticas a Zelensky, chamando-o de ditador e sugerindo que a Ucrânia tem responsabilidade pela guerra. O republicano também retomou relações diplomáticas com Putin, encerrando três anos de isolamento imposto pelos EUA.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Além disso, Washington já teria sinalizado a Kiev que a entrada do país na Otan é improvável e que a recuperação dos territórios ocupados pela Rússia — que somam quase 20% do território ucraniano — pode não acontecer.

Enquanto isso, as tropas russas continuam avançando no campo de batalha, enquanto a Ucrânia enfrenta dificuldades crescentes com escassez de soldados e armas.

Notícias relacionadas

Mundo

A Rússia lançou um novo ataque aéreo contra a Ucrânia na noite de domingo (17). Segundo autoridades locais, os bombardeios atingiram a cidade de Kharkiv, segunda maior...

Mundo

Líderes europeus apoiam Zelensky em uma reunião decisiva com Donald Trump, nesta segunda-feira (18), na Casa Branca. O encontro acontece em meio à pressão...

Mundo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, surpreendeu ao declarar que está disposto a encerrar a guerra na Ucrânia. Putin diz que aceita negociar o...

Mundo

Na sexta-feira (15), os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin encerraram encontro no Alasca sem fechar um acordo para o cessar-fogo na Ucrânia. Apesar...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO