Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Direitos Humanos

15/6 – Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Foto: Freepik

O Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a pessoa idosa é celebrado neste mês de junho. Reconhecida oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, a data busca chamar a atenção da sociedade para os abusos físicos, emocionais e financeiros sofridos por idosos em todo o mundo.

Leia também:
Prefeitura combate exploração infantil no São João de Natal

Desde já, é importante destacar que esse tipo de violência afeta profundamente a saúde e a dignidade dos mais velhos. Embora ocorra em todas as partes do mundo, inclusive nos países desenvolvidos, o problema segue amplamente subnotificado e, em muitos casos, tratado como um tabu social.

A Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA) criou a data em 2006 com o objetivo de romper o silêncio em torno do tema. A violência pode ocorrer de diversas formas e em ambientes variados, inclusive dentro das próprias famílias.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Tipos de violência contra a pessoa idosa

A forma mais comum de agressão é a negligência, quando responsáveis deixam de garantir cuidados básicos, como higiene, saúde e alimentação. Em casos mais graves, o abandono se configura como uma negligência extrema, comprometendo a segurança e o bem-estar do idoso.

Além disso, também são recorrentes os casos de violência física, sexual, psicológica e patrimonial. A violência emocional, por exemplo, inclui xingamentos, ameaças, isolamento social e destruição de pertences, afetando diretamente a autoestima e o equilíbrio mental da vítima.

Durante a pandemia de COVID-19, como destacou o secretário-geral da ONU em 2020, o impacto sobre os idosos foi devastador, acentuando situações de pobreza, discriminação e isolamento.

No Brasil, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lançou a Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. A iniciativa propõe ações educativas, compartilhamento de boas práticas e criação de protocolos para garantir a integridade física e emocional dos idosos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Casos de violência devem ser denunciados. Os canais disponíveis incluem unidades de saúde, delegacias, o Disque 100 (Direitos Humanos) e o telefone 190, em situações de emergência.

Notícias relacionadas

Saúde

O Ministério da Saúde definiu as diretrizes para o uso da nova vacina contra a dengue, o primeiro imunizante de dose única do mundo,...

Brasil

A Lei 15.280, sancionada pelo presidente Lula na segunda-feira (8), endurece penas para crimes contra a dignidade sexual de pessoas vulneráveis. A norma altera...

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde realizou o bloqueio vacinal em Natal após a confirmação de dois morcegos positivos para o vírus da raiva no...

Saúde

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (8), o fim da Sala de Situação do metanol, criada em outubro para monitorar o surto de...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO