Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Justiça decide manter prisão cautelar de Zambelli na Itália

Deputada federal licenciada Carla Zambelli, presa na Itália, terá extradição aprovada pelo MP italiano após condenações pelo STF.
Foto: Lula Marques/EBC

A Justiça italiana manteve a prisão cautelar da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP). A decisão foi divulgada na sexta-feira (15), após audiência no Tribunal de Apelações de Roma, que rejeitou o pedido da defesa para convertê-la em prisão domiciliar.

Leia também:
Carla Zambelli é presa na Itália

No julgamento realizado em 13 de agosto, a parlamentar não compareceu, alegando problemas de saúde durante o trajeto ao tribunal. Ela seguirá detida na Itália até a próxima audiência, marcada para 27 de agosto, quando será analisado o processo de extradição.

Argumentos da defesa e decisão do tribunal

Os advogados de Zambelli questionaram a legalidade da prisão, alegando falta de condições médicas adequadas, inexistência de solicitação formal de extradição e ausência de mandado internacional válido.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A defesa também contestou o uso da Difusão Vermelha da Interpol, que, segundo os advogados, não equivaleria a um mandado de prisão.

Apesar disso, o tribunal italiano acatou os argumentos da Advocacia-Geral da União (AGU), que apresentou documentos confirmando a validade do mandado expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a legalidade da detenção para fins de extradição.

Próximos passos

A deputada passou por perícia médica na segunda-feira (18). O laudo será analisado na audiência de 27 de agosto, quando a Justiça italiana voltará a discutir seu caso.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Justiça

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), assinou uma carta rogatória nessa sexta-feira (24) para que o blogueiro Paulo Figueiredo seja...

Justiça

O Supremo Tribunal Federal (STF), por 10 votos a 1, derrubou a liminar concedida pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso, que autorizava enfermeiros e técnicos...

Justiça

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (24) para declarar inconstitucional a regra da reforma da Previdência de 2019...

Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta quinta-feira (23) maioria de votos para manter a regra da Corte que permitiu nomeações de parentes para...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO