A Lua de Sangue poderá ser observada em um eclipse lunar total neste domingo (7). O fenômeno, segundo do ano, acontece quando a Lua fica totalmente imersa na sombra da Terra e adquire a coloração avermelhada que impressiona observadores em todo o mundo.
Leia também:
Deepfake: veja como funciona tecnologia perigosa
De acordo com o Observatório Nacional, a tonalidade vermelha resulta da forma como a luz do Sol interage com a atmosfera terrestre. Assim, mesmo quando a Lua está encoberta pela sombra, ela ainda recebe iluminação solar de maneira indireta.
Embora o eclipse não seja visível do Brasil, o Observatório Nacional vai transmitir todas as fases ao vivo, a partir das 12h (horário de Brasília), em seu canal no YouTube. Durante a live, astrônomos amadores e profissionais comentarão cada detalhe em tempo real.
Cronograma do eclipse lunar total
O cronograma divulgado pelo Observatório Nacional prevê início da fase penumbral às 12h28, seguida pelo início da fase parcial às 13h27. A fase total começa às 14h31 e atinge o auge entre 15h12 e 15h53. Depois, o eclipse entra em fase de encerramento, com fim parcial às 16h57 e término completo às 17h55.
Além disso, o órgão explicou que eclipses lunares acontecem quando a Lua atravessa a sombra da Terra. Essa sombra se divide em duas partes: a umbra, totalmente escura por não receber luz solar direta, e a penumbra, que mantém alguma iluminação. Conforme o alinhamento entre Sol, Terra e Lua se torna mais preciso, maior é a duração da fase total.
