O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para tempestades em três estados do país a partir da madrugada deste domingo (21). A previsão inclui chuvas intensas, queda de granizo e ventos que podem alcançar até 100 km por hora. O risco de alagamentos, estragos em plantações e quedas de árvores também preocupa autoridades locais.
Leia também:
Natal: revitalização da Lagoa do Santarém marca fim de problema histórico
O aviso atinge Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Nessas regiões, segundo o Inmet, o volume de chuva pode chegar a 100 milímetros em poucas horas, ampliando as chances de danos estruturais e quedas de energia elétrica.
Alerta laranja atinge o Sul do país
Em Santa Catarina, o alerta abrange as regiões Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, além do Norte e Sul do estado. Já no Rio Grande do Sul, as áreas em risco incluem a Região Metropolitana de Porto Alegre, além das porções Sudoeste, Noroeste, Centro e Nordeste. No Paraná, as regiões mais afetadas devem ser o Sudoeste, Sudeste, Oeste, Centro-Sul, Centro Oriental e Metropolitana de Curitiba.
Além disso, o Inmet emitiu um alerta amarelo, de perigo potencial, para seis estados: Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina. Nesse caso, os ventos podem chegar a 60 km/h, com até 50 milímetros de chuva. O aviso é válido até as 10h deste sábado (20).
Recomendações de segurança
O Inmet orienta a população a adotar medidas preventivas. Entre elas, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em áreas de risco, evitar abrigo sob árvores durante rajadas de vento e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão.
Além disso, famílias que vivem em encostas devem permanecer atentas a sinais de deslizamentos. Em caso de inundações, a recomendação é proteger documentos e pertences em sacos plásticos para reduzir prejuízos.
