Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Rio Grande do Norte

Governadores do Nordeste firmam acordo para atrair indústrias de baixo carbono

Governadores do Nordeste assinam acordo com o Banco do Brasil e o ICS para atrair indústrias sustentáveis e impulsionar a transição energética da região.
Divulgação/Governo do RN

Os governadores que integram o Consórcio Nordeste assinaram, nesta quarta-feira (12), em Belém (PA), um Memorando de Entendimento com o Banco do Brasil e o Instituto Clima e Sociedade (ICS). O objetivo é atrair indústrias de baixo carbono para a região, fortalecendo a nova economia verde do país. A assinatura ocorreu durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

Leia também:
COP30 em Belém: entenda o que é, quando acontece e os principais temas do evento

A parceria foi formalizada pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, pelo governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, pelo vice-presidente de Governo e Sustentabilidade do Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron, e pela gerente de Energia do ICS, Victoria Santos.

Segundo Fátima Bezerra, a cooperação busca avançar na agenda de financiamento do “powershoring”, estratégia que usa a oferta de energia renovável para atrair indústrias sustentáveis.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“O Nordeste concentra 78% da capacidade instalada de energia eólica e solar do país. Com essa força, o objetivo é gerar empregos qualificados, inovação tecnológica e desenvolvimento com justiça social”, destacou a governadora.

O acordo pretende criar mecanismos de financiamento para fortalecer a capacidade da região em atrair investimentos nacionais e internacionais voltados à nova industrialização sustentável. Também prevê industrializar áreas de baixo desenvolvimento humano, gerando empregos e estimulando a inovação tecnológica.

Outro eixo central da proposta é a economia circular, que reduz o uso de matérias-primas e reaproveita recursos.

“Essa parceria é um marco para nossa caminhada rumo a uma industrialização verde, com financiamento, inclusão e respeito ao meio ambiente”, completou Fátima Bezerra.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Natal

Em meio à COP30, que acontece em Belém (PA), a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb),...

Brasil

Em uma articulação inédita, o movimento indígena brasileiro, com apoio do governo federal, viabilizou a presença de quase 400 lideranças nos espaços oficiais de...

Rio Grande do Norte

O Cajueiro de Pirangi, um dos principais símbolos do turismo potiguar, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Natural, Paisagístico, Ambiental, Histórico e Turístico Material do...

Saúde

Hoje em dia, quem consome carne em países ocidentais geralmente se concentra no tecido muscular dos animais e costuma evitar o consumo de miúdos (órgãos internos como...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO