Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Governo cria base nacional para consulta de celulares roubados

Governo cria base nacional para consulta de celulares roubados

O governo federal ampliou nesta terça-feira (23) o programa Celular Seguro e passou a estruturar uma base nacional de consulta de celulares roubados. A medida integra uma nova estratégia de combate ao mercado ilegal de aparelhos no país.

O objetivo, segundo o governo, é reduzir a revenda de celulares de origem criminosa. Além disso, a iniciativa busca ampliar o rastreamento e facilitar a recuperação dos aparelhos.

Sistema unifica dados em todo o país

O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva formaliza o Celular Seguro como política permanente. Além disso, cria o Banco Nacional de Celulares com Restrição (BNCR), que reúne dados de todos os estados e do Distrito Federal.

O sistema integra informações do programa, de boletins de ocorrência e do Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI). Dessa forma, a base consolida registros de celulares roubados ou irregulares em um único ambiente nacional.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Segundo o governo, a estimativa é de que cerca de 2,9 milhões de aparelhos estejam aptos para recuperação.

Consulta poderá ser feita antes da compra

Com a atualização, qualquer cidadão poderá verificar a situação de um celular antes da compra. A consulta será feita pelo aplicativo ou pelo site do Celular Seguro.

O sistema utilizará o número do IMEI, código de 15 dígitos que identifica cada aparelho. Após a verificação, o resultado indicará se o celular está “com restrição” ou “sem restrição”.

Além disso, o governo alerta que o IMEI pode ser consultado na embalagem do aparelho ou ao digitar *#06# no telefone.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Aparelhos irregulares poderão ser bloqueados gradualmente

De acordo com o governo, celulares com irregularidades poderão sofrer bloqueio progressivo. O processo pode começar com restrições a aplicativos bancários e serviços públicos.

Em seguida, o sistema pode avançar para limitações mais amplas até inviabilizar o uso do aparelho.

Segundo o secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, a medida também mira o mercado ilegal. Ele afirmou que o governo pretende atingir quem lucra com a revenda de celulares roubados.

Recuperação ficará com as polícias civis

A recuperação dos aparelhos ficará sob responsabilidade das polícias civis estaduais, dentro do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Quando um celular ativar nova linha telefônica, o sistema poderá gerar alerta para investigação e possível recuperação.

Segundo o governo, a iniciativa já passou por testes em estados como Piauí, Amazonas, Bahia e Ceará, com recuperação de milhares de aparelhos.

Governo também reforça alerta de segurança

Durante o anúncio, o presidente Lula destacou a importância da prevenção contra roubos de celulares. Ele afirmou que o aparelho concentra dados pessoais, informações bancárias e registros privados.

Além disso, reforçou a necessidade de atenção em locais públicos para evitar furtos e assaltos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou à Polícia Civil do Distrito Federal que não teve a intenção de descumprir a legislação no caso envolvendo uma...

Polícia

Um arrastão na Avenida Nevaldo Rocha, uma das vias mais movimentadas de Natal, mobilizou a Polícia Militar na tarde desta terça-feira (23). A ação...

Polícia

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, no final da tarde desta terça-feira (23), no município de Assú, o condutor de uma caminhonete que possuía um...

Polícia

Seis pessoas foram presas durante uma ação da Polícia Militar de Parnamirim no bairro Nova Esperança. Segundo a corporação, todos os suspeitos estavam em...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO